segunda-feira, 9 de maio de 2011

  AVALIAÇÃO – REVISÃO – 7ª SÉRIE
Interferência da televisão nos modos de vida – observar as charges. (41)

Meios de comunicação de massa – citá-los – necessidade de atrair e manter a atenção de muitos expectadores. (42)

A interferência da TV na população na década de 1960 e atualmente – quais eram as atividades de lazer e entretenimento antes e depois da TV. (42-43)

O modelo de televisão no Brasil faz com que muitos lugares e suas diferenças pareçam ser de um único espaço geográfico – mostram somente RJ e SP. (44)

Monopólio da audiência. (44)

Televisão opera em rede nacional no Brasil. (44-45)

Os lugares que não são destacados nas principais programações da TV foram perdendo sua legitimidade para o expectador como se fossem lugares menos importantes. (45)

Quando os programas são elaborados há uma seleção e escolha de lugares com intenções bem claras e definidas. (46)

A TV cria um modo de vida padronizado - não destaca as diferenças culturais e naturais – preocupa-se com interesses comerciais e empresariais. (47)

A função das propagandas - estímulo ao consumo e consumismo. (49)

Poluição visual – conseqüências: atrapalha a visualização das paisagens urbanas, distrai os motoristas, provocam acidentes e estresse, desperdiçam energia. Utilizam espaços públicos em favor de interesses privados. (50)

As propagandas destacam somente o que lhes interessa evidenciar. Sem favelas, sem violência, etc. (52-53)

Padronização de horário e desenvolvimento de transporte influencia os modos de vida dos grupos humanos – final séc. XIX. (54)

Os veículos de comunicação que mais atingem a pop. Brasileira – pág. 54.

Distribuição dos meios de comunicação pelo Brasil – Concentração dos meios de comunicação e informação no SE – desenvolvimento industrial. (55-56)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

6ª SÉRIE

Aldeia Global – os meios de comunicação e de transporte estão mais rápidos diminuindo as distâncias na tentativa de impor um mesmo padrão de consumo mundial.
Dessa forma, imagina-se que existam menos diferenças entre os habitantes da Terra. Como cada país tem sua cultura, hábitos e tradições, não é isso o que está acontecendo, até porque nem toda sociedade tem acesso a todo o desenvolvimento tecnológico que existe atualmente. As pessoas adaptaram parte da cultura global a sua local.
A indústria fonográfica, por exemplo, tenta transformar o mundo numa aldeia global, mas não consegue fazer isso em todos os lugares devido às diferenças econômicas e culturais.
No mundo globalizado algumas empresas controlam grande parte da produção e do consumo de mercadorias – são chamadas de multinacionais.
Os países ricos têm um poder de consumo maior que os menos desenvolvidos.
Existem grandes desigualdades sociais entre as sociedades.
A partir do século XX algumas empresas começaram a ampliar seu domínio territorial na busca por mais lucro – se estabelecem em vários países: estimulam a criação de rede de infra-estrutura, mas exploram os trabalhadores e recursos naturais.
Até o século XX, os países mais pobres importavam produtos industrializados e exportavam matéria-prima. Atualmente, alguns produtos industrializados são feitos no próprio país através de indústrias multinacionais.
No mundo globalizado as economias estão interligadas. Através dos veículos de comunicação e transporte cada vez mais velozes a produção e o consumo se tornaram muito rápidos. As semelhanças dos modos de viver se espalharam pelo mundo, porém, as diferenças ainda existem.

terça-feira, 3 de maio de 2011

HIDROGRAFIA - FOZ - 8ª SÉRIE

HIDROGRAFIA - FOZ
Estuário é a parte terminal de um rio ou lagoa que se encontra em contato com o mar, sofrendo influência das marés e descargas de água doce de terra, possuindo água com mais sais dissolvidos que a água doce e em menor quantidade de sais que a água do mar. A água salobra é típica de estuários, mas pode ser encontrada em determinados aqüíferos que estão associados a rochas salinas. Ecologicamente é uma região semifechada do oceano influenciada pela mistura cinética da água doce e marinha, sofrendo influências determinadas pelas características das massas de água oceânicas e pela geomorfologia da costa. Sempre estão rodeados de terras úmidas, marismas ou terrenos alagadiços com pastos halotolerantes ou pântanos com árvores de raízes aéreas (mangais), rendendo a mais variadas formas.
Delta e estuário podem ser confundidos como ambientes diferentes, quando na realidade trata-se do mesmo ambiente. Para compreendermos um e outro, entendemos que foz ou desembocadura (desague), é a denominação do local onde há descargas de água doce corrente, como um rio, deságua. Um rio pode ter como foz um lago, lagoa, mar ou o oceano.
Basicamente, há dois tipos principais de foz de um rio, o estuário e a foz em delta. O primeiro é aquele em que o rio corre uniformemente em seu leito até o fim, enquanto o segundo é caracterizado pelo alargamento do leito, formando uma espécie de triângulo (daí o nome delta), tendo em seus lados as duas margens do rio e o limite com local onde ocorre a desembocadura. Freqüentemente forma-se porções de terra (ilhotas) no centro deste triângulo. Bons exemplos de fozes em delta são dos Rios Nilo, Amazonas, Níger, Pérolas e Danúbio.
O fluxo e o refluxo das marés provocam variações de salinidade da água, no pH, temperatura, velocidade das correntes e no teor de OD. Entre as principais varáveis ambientais do estuário, podemos citar:
- Salinidade: Feição dominante neste ambiente que pode variar conforme topografia, estação do ano e quantidade de água doce trazidos pelos rios ou água salgada pelas marés.
- Turbidez: A água do estuário possui enorme quantidade de partículas em suspensão, dificultando a penetração de luz, causando a diminuição da fotossíntese e sua respectiva produtividade. O certo é que o estuário é uma das poucas regiões marinhas que a fotossíntese não ocorre na água, exceto quando estão presentes árvores de mangues como no Estuário de Santos.
- Temperatura: Assim como a salinidade, costuma variar bastante em razão do menor volume de água existente e da entrada de água doce que tende ser sempre mais fria.
- Fluxo: Estuários costumam ser locais de águas lênticas, onde as correntes são causadas principalmente pelo fluxo de água do mar e dos rios.
- Substrato: Sendo um ambiente deposicional com seus sedimentos provenientes do mar e rios, o estuário possui substrato lamoso e macio.
- Oxigênio: O OD é muito mais alto na coluna d´água que próximo ao substrato, que possui pouco OD devido à oxidação bacteriana.
- Composição química: A composição química da coluna d´água, incluindo mudanças na quantidade e tipos de nutrientes dissolvidos, composição de sedimentos, podem variar.
- A salinidade da água é um dos fatores ambientais mais estudados, tanto na caracterização biótica como abiótica dos ambientes estuarinos.

FOZ EM ESTUÁRIO


FOZ EM DELTA



segunda-feira, 2 de maio de 2011

EXERCÍCIOS - REVISÃO - 6ª SÉRIE


I. RESPONDE:

1) Por que o IDH não revela uma visão completa das condições de vida da população?
Ele é limitado porque não considera elementos importantes como condições de saúde e saneamento.
2) Algumas indústrias, como a fonográfica, por exemplo, tentam transformar o mundo numa aldeia global, mas não conseguem atingir todos os lugares do mundo. Por quê?
Devido as diferenças socioeconômicas e culturais.
3) Quais as vantagens e desvantagens que ocorrem em função das empresas multinacionais e transnacionais se estabelecerem em vários países?
Por um lado, criam empregos e infraestrutura, mas por outro, exploram os trabalhadores, os recursos naturais e o mercado consumidor.
II. COMPLETA:
1) A sigla IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano.

2) O IDH é calculado através de três indicadores: longevidade, educação e a renda per capita da população.

3) No mundo globalizado algumas empresas controlam grande parte da produção e do consumo de mercadorias. Elas são chamadas de multinacionais.

4) Os países ricos têm um poder de consumo maior que os menos desenvolvidos.

5) A partir do século XX algumas empresas começaram a ampliar seu domínio territorial na busca por mais lucratividade.

6) Até 1990, os países mais pobres importavam produtos industrializados e exportavam matéria-prima.

7) No mundo globalizado as economias estão interligadas através dos veículos de comunicação e transporte cada vez mais velozes.

III. MARCA X NAS ALTERNATIVAS CORRETAS:
( X ) Os meios de comunicação e de transporte estão mais rápidos diminuindo as distâncias entre os lugares.
X ) Existe a tentativa de impor um mesmo padrão de consumo mundial pelas empresas multinacionais.
(     ) Todas as pessoas do mundo têm acesso a todo o desenvolvimento tecnológico que existe atualmente.
(     ) As pessoas não conseguem adaptar parte da cultura global a sua cultura local em nenhum aspecto.

IV. COLOCA V SE FOR VERDADEIRO E F SE FOR FALSO:
1. (  F ) O Brasil foi dividido em cinco regiões que não apresentam nenhuma semelhança entre si.

2. ( V ) Entre os estados nordestinos existem diferenças regionais na alimentação devido às influências de portugueses, africanos e indígenas, assim como a diversidade dos produtos locais.

3. ( F ) A região Sudeste está subdividida em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

4. ( V ) O território é extremamente dinâmico acompanhando o movimento da sociedade e as transformações por ela realizadas ao longo dos anos.

5. ( V ) As condições de vida nas regiões Sudeste e Sul são melhores do que em boa parte dos estados do Nordeste.
VI. NO MAPA ABAIXO, LOCALIZA AS REGIÕES BRASILEIRAS CRIANDO UMA LEGENDA:
AZUL - NORTE
ROSA - NORDESTE 
AMARELO - CENTRO-OESTE
LARANJA - SUDESTE
VERMELHO - SUL