segunda-feira, 24 de março de 2014

TODAS AS TURMAS - O QUE É GEOGRAFIA?


TODAS AS TURMAS

O QUE É GEOGRAFIA


TODAS AS TURMAS - CIDADES BRASILEIRAS - NOVOS DESAFIOS


TODAS AS TURMAS

CIDADES

O SURGIMENTO



NOVOS DESAFIOS




TODAS AS TURMAS - EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA


TODAS AS TURMAS

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA




TODAS AS TURMAS - MILTON SANTOS


TODAS AS TURMAS
MILTON SANTOS




NATUREZA, CIÊNCIA, TÉCNICA E TERRITÓRIO
A ciência e o capital desenvolvem meios técnicos para se sobreporem ao tempo da natureza na busca do maior lucro possível, criando o ritmo da reprodução do capital.
Cultivos de plantas transgênicas, criação de animais em sistema de confinamento, incremento de ração para animais com anabolizantes, são alguns exemplos.
Para Milton Santos, no capitalismo, a organização do espaço se dá na maneira como se aparelha o território para impor o tempo do lucro (da reprodução do capital) sobre o ritmo da natureza.
PROGRESSO?
A noção de progresso norteou, nos últimos 200 anos, a ação transformadora do homem e justificou práticas imperialistas, industrialização a qualquer preço, ideias de superioridade do homem branco e da cultura ocidental, e, por consequência, a dominação sobre outros povos.
Considera a natureza como fonte inesgotável de recursos, a qual pode ser transformada e utilizada pelo homem na medida em que este desenvolve conhecimentos e técnicas.
A sociedade industrial altera os ambientes naturais e constrói/reconstrói paisagens a partir de uma visão utilitarista.
Como afirma Milton Santos, a natureza passa a ser um grande conjunto de objetos dos quais o homem escolhe alguns que aprende a utilizar.
Essa ideia vê a natureza de forma fragmentada e considera os objetos naturais isoladamente.
A ideia de progresso associada à expansão industrial prevaleceu como critério para se definir desenvolvimento. Assim, país industrializado passou a ser sinônimo de desenvolvido, ocultando o uso indiscriminado e predatório da natureza.
Na escala local e regional, um exemplo, é o Mar de Aral, na Ásia Central que teve seu volume de água reduzido, pois as águas dos rios que o abastecem foram intensamente utilizadas na irrigação.
A expansão da atividade industrial no mundo foi acompanhada de inúmeros acidentes de grande impacto social e ambiental. Esses são grandes problemas, pois se referem a uma dinâmica global e seus efeitos são sentidos em diversas escalas geográficas.
Atualmente, são 25 as áreas do mundo que apresentam alto grau de ameaça de destruição, e todas, em diversos tipos de ambientes, têm grande biodiversidade. Essas áreas de grande biodiversidade e ameaçadas são chamadas de hotspots.

As áreas de alto risco correspondem a 1,4% da superfície terrestre, porém representam o habitat de mais de 60% das plantas e animais conhecidos no planeta.
A atual organização do espaço mundial pode ser entendida como uma distribuição desigual de tecnologia e de riquezas entre os países.
Com a industrialização ocorrida nos últimos 200 anos, a maior parte dos ambientes naturais dos países do Norte foi alterada e seus recursos intensamente explorados. Por outro lado, os países do Sul contêm em seus territórios grandes recursos, entre os quais a biodiversidade presente nos ambientes tropicais que constituem reservas de riquezas muito cobiçadas pelas indústrias extrativas vegetais, farmacêuticas, entre outras.
OUTRA IDEIA DE NATUREZA: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE
Atualmente, o espaço geográfico é marcado pela diversidade de modos de vida que expressam diversas formas de conceber e se relacionar com a natureza.
Para a maior parte das culturas indígenas que habitam a Amazônia a posse da terra é coletiva e o uso da natureza não é predatório, pois a concebem como parte da sua sociedade.
Dessa forma, todos os seus elementos estão integrados a um universo simbólico em que predomina uma concepção unificada. 
Na vida real, atribuímos muitos sentidos e sentimentos aos lugares onde vivemos. Isso ocorre com nosso quarto, casa, rua e bairro.
O conceito de territorialidade se define pelo vínculo de afetividade, pelo sentimento de identidade, percebido por quem a vivencia, organiza e experimenta.
As inúmeras comunidades indígenas que viveram e vivem no Brasil preservam o meio ao estabelecerem vínculos com tudo que os cerca. Os elementos presentes no meio constituem patrimônio da sua identidade, produzindo e reproduzindo sua cultura. Essa territorialidade expressa pelas comunidades indígenas é difícil de ser compreendida.
 Isso significa dizer que a mudança de casa, de apartamento, não é apenas uma simples transferência de um local para outro, pois não nos damos conta de todas as mudanças de relações, de vínculos, de lembranças, provocadas por essa alteração.
Na sociedade urbana capitalista, mantemos uma relação alienada com os inúmeros objetos, os locais e as pessoas.
O conceito de territorialidade representa identidade, reconhecimento, pertencimento ao lugar, a interação mediada por vínculos objetivos e subjetivos com o território, entre o homem, a sociedade e o meio.
No espaço urbano, um exemplo são os grafiteiros que marcam sua territorialidade com seus próprios códigos de identidade: linguagens, vestimentas, músicas e seus próprios instrumentos de arte.
Se ao longo do processo de expansão das fronteiras do capital, a tentativa de eliminar a existência de diferentes modos de vida alienou sujeitos e as relações que eles estabelecem entre os próprios seres humanos e com seus lugares, como podemos produzir territorialidades?
Por que comunidades tradicionais, como os castanheiros, quilombolas, quebradeiras de coco, lutam para manter sua territorialidade?
2º ANO
O CARVÃO MINERAL
Assim como o petróleo e o gás natural, o carvão mineral é um combustível fóssil de origem orgânica que teve seu uso como fonte de energia básica na I Revolução Industrial.
As indústrias nesse momento histórico se instalavam próximo as reservas carboníferas para diminuir seu custo de produção.



Carvão mineral:
- entre as fontes não renováveis de energia, o carvão mineral apresenta as reservas mais abundantes;
- é a segunda fonte de energia mais consumida no mundo;
- é responsável pela geração de 40% da energia elétrica consumida no mundo;
Segundo dados de 2008, China e Estados Unidos são os maiores produtores de carvão mineral do mundo;
O carvão mineral é utilizado nas indústrias siderúrgicas (para a produção do aço), nas indústrias químicas (para fabricar benzina, amoníaco, gás combustível, óleo, anilina...), é matéria-prima para a produção do asfalto, piche, corantes, inseticidas, tintas, náilon, entre outros.
Para formar depósitos de carvão mineral, é necessário um ambiente de deposição de sedimentos orgânicos, de origem vegetal, em ambientes lacunares.
Observa o exemplo esquemático dos fatores que atuam na formação dos depósitos carboníferos.



Sobre a capacidade de geração de energia, e a quantidade de carbono, podemos encontrar quatro variedades de carvão:
- Antracito (90% a 96% de carbono, formado na era paleozoica - o maior poder calorífero);
 - Hulha (75% a 90% de carbono, também formado na era paleozoica - o mais abundante e mais consumido);
- Linhita (65% a 75% de carbono, formado na era mesozoica);
 - Turfa (55% de carbono, formado na era cenozoica - o menor poder calorífero).

Os principais problemas atrelados ao uso do carvão estão na elevada poluição gerada, tanto na extração quanto na queima do mesmo.
Na extração, desmatamento, poluição dos mananciais e solo, aceleração dos processos erosivos... As condições de trabalho são precárias. Ambiente úmido, escuro, inóspito altamente danoso a saúde dos mineiros.
Na queima, existe a liberação de gás carbônico (CO2), gás do efeito estufa e dióxido de enxofre (SO2) grande responsável pela chuva ácida.



Na bacia carbonífera Sul Catarinense, apesar de sua importância econômica e social, a mineração de carvão tem causado danos ambientais significativos nos meios antrópico, biótico e físico.
Durante os processos de lavra e beneficiamento são gerados volumes consideráveis de rejeito e de estéril ricos em minerais sulfatados, como a pirita e a marcassita, que vão gerar drenagens ácidas.
Por esses motivos, a região carbonífera de Santa Catarina é uma das áreas brasileiras que apresenta um dos maiores quadros de degradação ambiental gerada pela mineração, com um elevado passivo ambiental.
A morfotopografia de algumas das áreas lavradas lembra uma paisagem lunar e as águas da região apresentam altos teores de ácido sulfúrico.






1º ANO - 3º ANO - EXERCÍCIOS DINÂMICA TERRESTRE

1º E 3º ANO - EXERCÍCIOS DE REVISÃO
1) Considerando o mapa a seguir da América do Sul e tomando por base as características de relevo do continente, faze a associação correta:
( ) Cordilheira dos Andes
( ) Planície Amazônica
( ) Planalto Brasileiro
( ) Planície Platina
a) a, b, c, d         b) d, c, b, a         c) a, b, d, c       d) b, d, c, a        e) d, b, c, a


2) Relaciona as eras geológicas que estão cronologicamente dispostas com seus principais eventos:
a) Azóica       b) Arqueozóica       c) Paleozóica        d) Mesozóica       e) Cenozóica

(E) Aparecimento do homem
(D) Mamíferos, aves e répteis gigantes
(C) Peixes, moluscos, anfíbios
(B) Primeiras formas de vida
(A) Solidificação da crosta


3) A primeira coluna indica a sequência correta das Eras Geológicas. Relaciona a segunda coluna mostrando os principais eventos que ocorreram em cada período:
 a) Pré-Cambriana (Azóica)    b) Proterozóica     c) Paleozóica    d) Mesozóica    e) Cenozóica
(A) solidificação da crosta, período sem vida.

(D) surgimento dos dinossauros.
(E) aparecimento do homem.
(B) desenvolvimento das primeiras formas de vida na água.
(C) surgimento da vida na Terra e formação do carvão.

4)  Através da descrição, IDENTIFICA as principais formas do relevo terrestre: DEPRESSÃO, PLANÍCIE, PLANALTO, DOBRAMENTO OU MONTANHA.

a) superfícies localizadas abaixo das terras vizinhas ou abaixo do nível médio dos mares. DEPRESSÃO
b) áreas onde o processo de erosão é maior que o processo de sedimentação. PLANALTO
c) grandes elevações da crosta onde predominam os processos internos de formação do relevo. DOBRAMENTO OU MONTANHA
d) áreas onde o processo de deposição é maior que o processo de erosão.  PLANÍCIE

5) "Em 1883, a violenta erupção do vulcão indonésio de "Krakatoa" riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da explosão foram sentidos até na França; barômetros em Bogotá e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da África; o estouro foi ouvido na Austrália e na Índia." (Simon Winchester. "Krakatoa - o dia em que o mundo explodiu". São Paulo: Objetiva, contracapa, 2003).

a) Explica por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões, diferentemente do que ocorre no território brasileiro.
A Indonésia é um arquipélago localizado em uma grande linha de falha geológica sujeita a instabilidade sísmica no limite de placas tectônicas Euroasiática, Filipina, Australiana e do Pacífico. O Brasil está geologicamente localizado sobre um terreno pré-cambriano, antigo e consolidado.
b) Alguns vulcões, como o Krakatoa, são extremamente explosivos, enquanto outros, como o Kilauea, no Havaí, não apresentam fortes explosões. Por que isso ocorre?
O vulcão Krakatoa localizado sobre grande linha de falha está sujeito a erupções explosivas devido ao material derretido inferior exercer forte pressão sobre as rochas de superfície. O vulcão Kilauea é de tipo havaiano com fluidez contínua a partir de fenda constantemente aberta.

6) UFPE - O vulcanismo constitui a atividade por meio da qual o material magmático é expulso do interior da terra para a superfície. Muitos vulcões ativos entram em erupção constantemente. Recentemente, na Colômbia o vulcão Nevado del Huila despertou preocupações na população local por causa das erupções verificadas. Observa a imagem a seguir. Com relação ao Nevado del Huila, é correto afirmar que está localizado:

a) totalmente na placa Sul-americana; trata-se de um maciço montanhoso onde já ocorreram várias erupções.
b) entre a placa Sul-americana e a placa do Pacífico, onde, através de uma fratura, o magma chega à superfície, em um processo vulcânico resultante de sua localização.
c) na placa de Nazca e se origina do movimento de afastamento e choque dessa placa com a do Pacífico.
d) na zona de subducção, onde uma placa entra por debaixo da outra e origina o processo vulcânico.
e) no famoso "Círculo de Fogo do Pacífico" e é resultante dos agentes exógenos responsáveis pela elevação da crosta.

7) ENEM – 2008 - Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano - o calendário cósmico -, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1º de janeiro à zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23h59min 59,99s.
A escala a seguir traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

Se a arte rupestre representada fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número:
a) 1.                       b) 2.                    c) 3.                   d) 4.                    e) 5.

8) UNICAMP - No dia 26 de dezembro de 2004, logo após o Natal, a região indo-asiática, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsunami que atingiu três continentes e 12 países. Estimou-se o número de 163 mil mortos apenas na ação direta do tsunami e calculou-se que o número total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vítimas de epidemias, como a cólera, o tifo, etc.
(Adaptado de Paulo Roberto de Moraes, "É possível prever as ondas do horror?". Mundo em Fúria, ano 1, n. 1, 2005, p. 22-23).

a) Explica os principais mecanismos que atuam na formação de um tsunami.
Os tsunamis têm sua origem relacionada à ocorrência de terremotos ou de erupções vulcânicas no leito marinho ou em camadas subterrâneas próximas a ele. São fontes de perturbação abrupta que provocam o deslocamento vertical da massa de água oceânica.
b) Quando ocorre um tsunami, por que as ondas são quase imperceptíveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir até 50 metros de altura?
As ondas são quase imperceptíveis em alto mar, por conta da maior profundidade dessa região. Com o deslocamento das ondas para a costa, a profundidade diminui, suas bases colidem com o leito marinho e começam a quebrar, com cristas de até 30 ou 40 metros de altura invadindo o continente, onde causam eventos catastróficos.

 9) Observa a imagem a seguir.
O relevo terrestre é resultado da ação de agentes internos da litosfera, responsáveis pela sua estrutura, e de agentes externos, que definem sua forma. Com base nessas informações e na interpretação da imagem, explica como esses agentes atuaram, ao longo do tempo, na constituição da forma de relevo, conforme a foto apresentada.

A forma do relevo apresentada na imagem é resultado de processos erosivos sobre o arenito. As partículas que o compõem são mais facilmente desagregadas, visto que o arenito é uma rocha sedimentar. Esse trabalho de desagregação é realizado pelo intemperismo. O intemperismo pode ser químico, físico e/ou biológico. No caso mostrado na imagem, o intemperismo físico é o determinante da forma. O desgaste é provocado pela erosão eólica, ou seja, é a ação do vento, a principal responsável por desagregar, transportar e depositar as partículas que compõem o relevo dessa paisagem.

10) FUVEST - O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo:
a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.

11) G1- Sobre as grandes estruturas geológicas da terra, estão CORRETAS as afirmações:
I. Os Escudos Cristalinos são dobramentos antigos, surgidos do entrechoque das massas continentais ancestrais.
II. Tectonismo é a denominação geral para a ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma.
III. As Bacias Sedimentares originaram-se do entrechoque de placas ocorrido no final do período Cretáceo e início do período terciário.
IV. Nos dobramentos antigos (Escudos Cristalinos), concentram-se os vulcões ativos e extintos e também as grandes fraturas da crosta.
a) I e II              b) II e III             c) I e III           d) III e IV         e) I e IV

12) PUC – MG - A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:
a) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
b) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
c) A tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

13) UFU - Observa o mapa a seguir.
Com relação ao movimento das placas tectônicas ilustrado no mapa, marca a alternativa correta.
a) Por subducção, a placa 6 provoca terremotos no Oeste dos Estados Unidos; ao se encontrar com a placa 5, ocorre translação, como no Japão, provocando tremores e vulcanismo intenso.
b) Entre as placas 3 e 4 há um movimento de dilatação, que provoca vulcanismo de fenda, o qual formou ilhas que representam o topo da cadeia montanhosa submersa, a Dorsal Atlântica.
c) O choque entre as placas 2 e 6, pelo processo de subducção, formou a Cordilheira dos Andes; enquanto que o choque entre as placas 5 e 4 formou a Cordilheira do Himalaia, área de grande instabilidade tectônica.
d) A placa 4 distancia-se da 5 chocando-se com a placa 3, o que tem provocado, por subducção, intensos terremotos na Europa e aumentado significativamente o fundo do Oceano Atlântico.

14) PUC MG - A estrutura geológica da superfície terrestre constitui o embasamento do modelado do relevo, em contínuo processo de transformação. São grandes estruturas geológicas, EXCETO:
a) Os escudos cristalinos ou maciços antigos, resultantes da solidificação do material magmático e da ascensão de suas formações rochosas até a superfície.
b) As bacias sedimentares, de formação antiga ou recente, resultantes da ação destrutiva da erosão sobre os maciços e da posterior deposição do material erodido sobre áreas rebaixadas ou de sedimentação em períodos mais recentes.
c) Os dobramentos modernos, originados do entrechoque de placas, formando os episódios mais recentes de acomodação tectônica.
d) Os círculos de fogo, formadores de áreas de elevada instabilidade tectônica, com elevada incidência de atividade vulcânica, terremotos e maremotos.

15) G1 - As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica:
a) escudos cristalinos
b) bacias sedimentares
c) dobramentos cenozóicos
d) placas tectônicas
e) aluviões quaternário

16) UFLA - Entende-se por "erosão" o transporte de partículas do solo que se dá pela ação da chuva e dos ventos, além da própria erosão geológica, que nivela a superfície terrestre, ou seja, é a "erosão natural". A gravidade da associação entre queimadas e erosão do solo, está:
a) em causar o "Efeito Estufa", fenômeno que altera significativamente a temperatura na Terra.
b) na produção de dióxido de carbono, um dos elementos constitutivos do "Efeito Estufa".
c) no seu caráter mais imediato, enquanto dá ao "processo natural erosivo" proporções devastadoras, causando, entre outros problemas, o assoreamento dos rios.
d) na eliminação da biodiversidade, específica da área em destruição.

17) UFLA - Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criação da dorsal identificada como:

a) Movimento convergente.                      b) Movimento tangencial.      
c) Movimento transformante.                   d) Movimento divergente.
  
18) FATEC - O 'tsunami' que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,
a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

19) G1 - As estruturas geológicas da crosta terrestre refletem os processos que as originaram e ajudam a reconstituir a história do planeta. Em relação a esse assunto é correto afirmar que:
a) Os escudos cristalinos constituem o embasamento fundamental das terras emersas, pois originaram-se de dobramentos modernos.
b) As bacias sedimentares resultam da ação combinada dos processos destrutivos de erosão e dos processos construtivos de acumulação ou sedimentação.
c) O núcleo da Terra encontra-se em estado pastoso.
d) O manto é o envoltório rochoso da Terra.
e) Os vulcões são gerados por violentos movimentos de massas no interior do núcleo.

20) UFRS - Como desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que
a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
b) forma margem continental do tipo passiva.
c) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
d) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
e) coincide com limites divergentes de placas.
  
21) UFPE - A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:
a) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto.
b) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases.

c) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos.

d) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade.
e) no Estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.

22) UNESP - A área assinalada no mapa e identificada com o número 1 caracteriza-se pela ocorrência de grandes terremotos. Assinale a alternativa que identifica as placas tectônicas envolvidas e a cordilheira que se formou na área, há milhões de anos, em função dos choques entre elas.
a) das Filipinas e Antártica; Alpes.
b) Pacífica e Africana: Atlas.
c) Caribe e Sul-Americana; Andes.
d) Indo-Australiana e Euro-Asiática; Himalaia.
e) Arábica e de Nazca; Pirineus.

23) Coloca V se for verdadeiro ou F se for falso:

As ideias de natureza e de homem devem ser compreendidas como construção humana, histórica e cultural.


Para Karl Marx o homem produz os meios necessários à sua sobrevivência transformando a segunda natureza.


Para o capitalismo é importante a consciência da interdependência entre a ideia de homem e de natureza.


Entre capitalismo, cristianismo e ciência há muitas relações.

Está correta a alternativa:
a) V, V, V, V
b) F, F, V, V
c) V, F, F, V
d) F, V, F, V

24) (UFJF MG) Assinala a alternativa INCORRETA: “Cada homem vale pelo lugar onde está: o seu valor como produtor, consumidor, cidadão, depende de sua localização no território. Seu valor foi mudando, incessantemente, para melhor ou para pior, em função das diferenças de acessibilidade (tempo, frequência, preço), independentes de sua própria condição. Pessoas (…) com o mesmo salário têm valor diferente segundo o lugar em que vivem; as oportunidades não são as mesmas. Por isso, a possibilidade de ser mais ou menos cidadão depende, em larga proporção, do ponto do território onde se está. Enquanto um lugar vem a ser condição de sua pobreza, outro lugar poderia, no mesmo momento histórico, facilitar o acesso àqueles bens e serviços que lhes são teoricamente devidos, mas que, de fato, lhes faltam.” (SANTOS, Milton, O espaço do cidadão. São Paulo. Nobel, 1987)
a) (   )   os bairros da cidade se localizam a partir de uma relação entre o lugar através do qual o indivíduo participa do processo de produção e o lugar que ocupa na distribuição da riqueza;
b) ( X  ) o homem é produto do meio;
c) (   )  é a ação humana consciente que transforma a natureza em espaço geográfico e, ao produzi-lo, produz o homem e as relações com outros homens;
d) (     ) a sociedade inteira interfere na produção do espaço geográfico, mas os objetivos e as necessidades são da classe dominante;
e) (  ) o espaço, além de produto da existência humana, é também condição e meio do processo de reprodução geral da sociedade.

25) (Mackenzie)
“Foi só um susto”
Terremotos como os ocorridos em quatro estados do país são mais comuns do que se imagina... “Na noite de terça-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada.Moradores de prédios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe.(...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e não chamam atenção porque raramente causam danos.(...) É verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regiões do globo propícias a terremotos freqüentes...”

Tendo por base a formação geológica brasileira, considere as afirmações abaixo.
I. O território brasileiro está no centro da placa tectônica sul-americana e, portanto, menos sujeito a terremotos fortes.
II. A formação geomorfológica brasileira data do Período Terciário da Era Cenozóica, possuindo um perfil topográfico com reduzido desgaste erosivo.
III. Devido à sua formação Pré-Cambriana, encontramos um subsolo rico em minério de ferro.
IV. O território brasileiro é formado, apenas, por dobramentos modernos.
Estão corretas, somente, as afirmações:
a) I e II.         b) I e III.       c) II e IV.      d) III e IV.      e) II e III.




sexta-feira, 21 de março de 2014

2º ANO – Exercícios – Questões de vestibulares - LIVRO

2º ANO – Exercícios – Questões de vestibulares

21 (Unesp) Na região nordeste dos Estados Unidos localiza-se um grande parque industrial denominado manufacturing belt. A alternativa que contém os quatro fatores que explicam a concentração industrial naquela porção do território norte-americano é:
a) Jazidas de bauxita e cobre, energia nuclear, política governamental e mão de obra feminina.
b) Jazidas de cobre e manganês, política governamental, proximidade do mercado consumidor e investimentos externos.
c) Integração agroindustrial, proximidade do mercado consumidor, investimentos externos e política governamental.
d) Jazidas de manganês e bauxita, política governamental, energia termelétrica e mão de obra barata.
e) Jazidas de carvão e minério de ferro, mão de obra qualificada, recursos energéticos e densa e integrada rede de transportes.
Resposta: E

22 (FGV-SP) “O sucesso e a riqueza desse país podem ser resumidos em três grupos de fatores: a variedade de recursos minerais, a forma de povoamento e o fluxo de imigrantes e seu modelo de organização econômica.”. A frase refere-se
a) ao Japão.
b) aos Estados Unidos.
c) ao Paquistão.
d) à Espanha.
e) ao México.
Resposta: B

23 (Mackenzie-adaptada) Qual das alternativas a seguir apresenta as principais características da região assinalada no mapa?
a) Povoada por colonos foragidos de perseguições religiosas na metrópole, desenvolveu-seaí uma economia de autoconsumo, que resultou na formação dos maiores centrosindustriais do país.
b) Atraídos pela abundância de energia elétrica na região, os colonos aí localizadosdesenvolveram centros industriais, baseados na produção de petróleo e dos seusderivados.
c) A abundância dos minerais favoreceu o desenvolvimento do extrativismo, que setransformou em polo de atração para as outras regiões do país.
d) A presença de climas amenos explica a importância desta região, que se transformouem centro fornecedor de matéria-prima vegetal para as indústrias localizadas no centro dopaís.
e) Com solos favoráveis ao desenvolvimento de pastagens, verifica-se uma substituiçãolenta das áreas agrícolas pelo domínio absoluto da pecuária.
Resposta: A

24 (UNEB) Sobre o texto abaixo:
A produção do espaço é resultado da ação dos homens agindo sobre o próprio espaço,através dos objetos naturais e artificiais. Cada tipo de paisagem é a reprodução de níveis diferentes de forças produtivas, materiais e imateriais, pois o conhecimento também faz parte do rol das forças (...). (SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, p. 64-65).
Não se pode afirmar que:
a) As manifestações físicas dos movimentos da natureza traduzem-se nas chamadaspaisagens naturais.
b) As paisagens atuais resultam da interferência da sociedade humana sobre o meiofísico.
c) A descrição das paisagens é suficiente para o entendimento da Geografia.
d) Um mesmo processo produtivo pode integrar diferentes paisagens, em diferenteslugares.
e) A sociedade humana é o elemento determinante das paisagens atuais.
Resposta: C

26 (UEL) “Ainda que a indústria seja a forma através da qual a sociedade apropria-se danatureza e transforma-a, a industrialização é um processo mais amplo, que marca a chamada Idade Contemporânea, e que se caracteriza pelo predomínio da atividade industrial sobre as outras atividades econômicas. Dado o caráter urbano da produção industrial (produção essa totalmente diferenciada das atividades produtivas que se desenvolvem de forma extensiva no campo, como a agricultura e a pecuária) as cidades se tornaram sua base territorial, já que nelas se concentram capital e força de trabalho.” (SPÓSITO, M. E. B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1988, p. 43).
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.
a) A industrialização é um processo que ocorre somente em grandes cidades.
b) A base territorial da produção industrial são as cidades, pois nelas se concentram capital e força de trabalho.
c) As cidades da Idade Contemporânea devem sua existência exclusivamente às atividades industriais.
d) Em todas as grandes cidades da Idade Contemporânea, as atividades industriais concentram-se estrategicamente no perímetro central, junto à área de comércio.
e) A industrialização é um processo que ocorre somente nas cidades do mundo desenvolvido.

Resposta: B