terça-feira, 29 de abril de 2014

REVISÃO DE GEOGRAFIA – 7º ANO – 2ª AVALIAÇÃO – 30/04/2014

I. CALCULA A DENSIDADE DEMOGRÁFICA DOS PAÍSES ABAIXO:


País
Número de Habitantes
Área (Km2)
Densidade Demográfica (Habitantes / Km2)
1
Hong Kong
7.000.000
1.000
 7000 HAB./KM2
2
Jamaica
3.000.000
10.000
 300 HAB./KM2
3
Suíça
8.000.000
40.000
 200 HAB./KM2
4
Gana
23.000.000
230.000
 100 HAB./KM2
5
México
100.000.000
2.000.000
 50 HAB./KM2
II. RESPONDE:

1.      Difere povoado de populoso:
POVOADO: NÚMERO DE HABITANTES POR QUILOMETRO QUADRADO, OU SEJA, POPULAÇÃO RELATIVA – DENSIDADE DEMOGRÁFICA.
POPULOSO: NUMERO TOTAL DE HABITANTES.
2.      A região do planeta que apresenta mais de 500 milhões de habitantes está situada numa área de grande instabilidade tectônica devido à convergência de placas tectônicas. Quais podem ser as consequências desse fato?
DESASTRES SOCIOECONÔMICOS.
3.      Quais são os 10 países mais populosos do planeta?
CHINA, ÍNDIA, EUA, INDONÉSIA, BRASIL, PAQUISTÃO, BANGLADESH, NIGÉRIA, RUSSIA, JAPÃO.
4.      Quais são as populações de cada um dos cinco continentes habitados?
ÁFRICA – 900 MILHÕES
AMÉRICA – 902 MILHÕES
ÁSIA – 4050 BILHÕES
EUROPA – 761 MILHÕES
OCEANIA – 32 MILHÕES
5.      Na América, quais são os países mais populosos?
EUA, BRASSIL, MÉXICO, COLOMBIA E ARGENTINA
6.      Quais são os países africanos mais populosos?
NIGÉRIA, EGITO, ETIOPIA, CONGO, ÁFRICA DO SUL.
7.      O que é IDH? Quais são os indicadores observados para o seu cálculo?
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. ESCOLARIDADE, PIB PER CAPITA E EXPECTATIVA DE VIDA.
8.      Qual é o objetivo do IDH? Ele revela a realidade de um país, Estado ou cidade? Justifica:
DEFINIR QUE TIPOS DE AJUDAS AS REGIÕES MAIS CARENTES DO MUNDO NECESSITAM. DEFINIR PRIORIDSADES DE ATUAÇÃO. NÃO. NÃO CONSIDERA ELEMENTOS IMPORTANTES COMO CONDIÇÕES DE SANEAMENTO E SAÚDE.
9.      Define globalização:
EXPANSÃO DO CAPITALISMO
10.  O que significa a expressão “aldeia global”?
ALDEIA GLOBAL – OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DE TRANSPORTE ESTÃO MAIS RÁPIDOS DIMINUINDO AS DISTÂNCIAS NA TENTATIVA DE IMPOR UM MESMO PADRÃO DE CONSUMO MUNDIAL.
DESSA FORMA, IMAGINA-SE QUE EXISTAM MENOS DIFERENÇAS ENTRE OS HABITANTES DA TERRA. COMO CADA PAÍS TEM SUA CULTURA, HÁBITOS E TRADIÇÕES, NÃO É ISSO O QUE ESTÁ ACONTECENDO, ATÉ PORQUE NEM TODA SOCIEDADE TEM ACESSO A TODO O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO QUE EXISTE ATUALMENTE. AS PESSOAS ADAPTARAM PARTE DA CULTURA GLOBAL A SUA LOCAL.
A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, POR EXEMPLO, TENTA TRANSFORMAR O MUNDO NUMA ALDEIA GLOBAL, MAS NÃO CONSEGUE FAZER ISSO EM TODOS OS LUGARES DEVIDO ÀS DIFERENÇAS ECONÔMICAS E CULTURAIS.
NO MUNDO GLOBALIZADO ALGUMAS EMPRESAS CONTROLAM GRANDE PARTE DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO DE MERCADORIAS – SÃO CHAMADAS DE MULTINACIONAIS.
OS PAÍSES RICOS TÊM UM PODER DE CONSUMO MAIOR QUE OS MENOS DESENVOLVIDOS.
EXISTEM GRANDES DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE AS SOCIEDADES.
A PARTIR DO SÉCULO XX ALGUMAS EMPRESAS COMEÇARAM A AMPLIAR SEU DOMÍNIO TERRITORIAL NA BUSCA POR MAIS LUCRO – SE ESTABELECEM EM VÁRIOS PAÍSES: ESTIMULAM A CRIAÇÃO DE REDE DE INFRAESTRUTURA, MAS EXPLORAM OS TRABALHADORES E RECURSOS NATURAIS.
ATÉ O SÉCULO XX, OS PAÍSES MAIS POBRES IMPORTAVAM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E EXPORTAVAM MATÉRIA-PRIMA. ATUALMENTE, ALGUNS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO FEITOS NO PRÓPRIO PAÍS ATRAVÉS DE INDÚSTRIAS MULTINACIONAIS.
NO MUNDO GLOBALIZADO AS ECONOMIAS ESTÃO INTERLIGADAS. ATRAVÉS DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE CADA VEZ MAIS VELOZES A PRODUÇÃO E O CONSUMO SE TORNARAM MUITO RÁPIDOS. AS SEMELHANÇAS DOS MODOS DE VIVER SE ESPALHARAM PELO MUNDO, PORÉM, AS DIFERENÇAS AINDA EXISTEM.

11.  O que são multinacionais? Por que e quando se fizeram necessário?
EMPRESAS CONTROLAM BOA PARTE DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE MERCADORIAS E MATÉRIAS-PRIMAS.
NO SÉCULO XX, GRANDES EMPRESAS FORAM JUNTANDO SUAS PROPRIEDADES PARA AMPLIAR SEU DOMÍNIO TERRITORIAL E A SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS LUGARES, EMPRESAS E PESSOAS. TINHAM COMO OBJETIVO MAXIMIZAR OS LUCROS E OS MERCADOS CONSUMIDORES.
PARA ISSO, MONTARAM FILIAIS EM OUTROS PAÍSES. INICIALMENTE, PROPORCIONARAM MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA LOCAL, CRIARAM EMPREGOS, MAS POR OUTRO LADO, EXPLORAVAM TRABALHADORES, RECURSOS NATURAIS E O MERCADO CONSUMIDOR.

12.  É possível afirmar que as multinacionais são poderosas. Por quê?
ATÉ O FINAL DA METADE DO SÉCULO PASSADO, OS PAÍSES POBRES VENDIAM MATÉRIA-PRIMA E COMPRAVAM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS DOS PAÍSES RICOS. ATUALMENTE, ESSES PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO ADQUIRIDOS EM SEUS TERRITÓRIOS PRODUZIDOS PELAS FILIAIS DAS MULTINACIONAIS QUE ALI SE INSTALARAM. HOJE AS EMPRESAS MULTINACIONAIS SÃO AGENTES QUE PRODUZEM ESPAÇO JUNTO AOS GOVERNOS, PORTANTO, SÃO MUITO PODEROSAS, POIS INTERFEREM NA ECONOMIA E NOS GOVERNOS LOCAIS.
13.  Com a globalização depois da década de 1990, é possível afirmar que não existem mais diferenças? Justifica:
AS DIFERENÇAS SÓ AUMENTARAM. DESEMPREGO, CONSUMISMO DESENFREADO, PROBLEMAS AMBIENTAIS, ETC
14.  Com a globalização, como estão as economias dos países na atualidade? Quais são as consequências?
NO MOMENTO ATUAL, GLOBALIZAÇÃO, AS ECONOMIAS DOS PAÍSES ESTÃO FORTEMENTE INTERLIGADAS.
A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE FAVORECERAM A GLOBALIZAÇÃO. SÃO AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS. ISSO TRAZ MUITAS SEMELHANÇAS NO MODO DE VIVER DOS GRUPOS HUMANOS, PORÉM, COM DIFERENÇAS REFERENTES AO PODER DE COMPRA E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E MESMO DE SOBREVIVÊNCIA.

15.  As principais ferramentas da globalização são os meios de comunicação e os meios de transporte. Justifica:
COMUNICAÇÃO – ESTIMULAR O CONSUMO
TRANSPORTE – FACILITAR OS FLUXOS DE MERCADORIAS, INFORMAÇÕES, MATERIA-PRIMA, CAPITAL E PESSOAS.
16.  O que significa a expressão “sociedade de consumo”? Todos podemos nos tornar parte dessa “sociedade de consumo”? Justifica:

SOCIEDADE DE CONSUMO – SOCIEDADE ALTAMENTE CONSUMISTA. NÃO. PRECISARÍAMOS DE 4 PLANETAS TERRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário