REVISÃO
DE GEOGRAFIA – 7º ANO – 2ª AVALIAÇÃO – 30/04/2014
I. CALCULA A DENSIDADE
DEMOGRÁFICA DOS PAÍSES ABAIXO:
|
País
|
Número
de Habitantes
|
Área (Km2)
|
Densidade
Demográfica (Habitantes / Km2)
|
1
|
Hong
Kong
|
7.000.000
|
1.000
|
7000 HAB./KM2
|
2
|
Jamaica
|
3.000.000
|
10.000
|
300 HAB./KM2
|
3
|
Suíça
|
8.000.000
|
40.000
|
200 HAB./KM2
|
4
|
Gana
|
23.000.000
|
230.000
|
100 HAB./KM2
|
5
|
México
|
100.000.000
|
2.000.000
|
50 HAB./KM2
|
II.
RESPONDE:
1.
Difere
povoado de populoso:
POVOADO:
NÚMERO DE HABITANTES POR QUILOMETRO QUADRADO, OU SEJA, POPULAÇÃO RELATIVA –
DENSIDADE DEMOGRÁFICA.
POPULOSO:
NUMERO TOTAL DE HABITANTES.
2.
A
região do planeta que apresenta mais de 500 milhões de habitantes está situada
numa área de grande instabilidade tectônica devido à convergência de placas
tectônicas. Quais podem ser as consequências desse fato?
DESASTRES
SOCIOECONÔMICOS.
3.
Quais
são os 10 países mais populosos do planeta?
CHINA,
ÍNDIA, EUA, INDONÉSIA, BRASIL, PAQUISTÃO, BANGLADESH, NIGÉRIA, RUSSIA, JAPÃO.
4.
Quais
são as populações de cada um dos cinco continentes habitados?
ÁFRICA –
900 MILHÕES
AMÉRICA –
902 MILHÕES
ÁSIA –
4050 BILHÕES
EUROPA –
761 MILHÕES
OCEANIA –
32 MILHÕES
5.
Na
América, quais são os países mais populosos?
EUA,
BRASSIL, MÉXICO, COLOMBIA E ARGENTINA
6.
Quais
são os países africanos mais populosos?
NIGÉRIA,
EGITO, ETIOPIA, CONGO, ÁFRICA DO SUL.
7.
O
que é IDH? Quais são os indicadores observados para o seu cálculo?
ÍNDICE DE
DESENVOLVIMENTO HUMANO. ESCOLARIDADE, PIB PER CAPITA E EXPECTATIVA DE VIDA.
8.
Qual
é o objetivo do IDH? Ele revela a realidade de um país, Estado ou cidade?
Justifica:
DEFINIR QUE TIPOS DE
AJUDAS AS REGIÕES MAIS CARENTES DO MUNDO NECESSITAM. DEFINIR PRIORIDSADES DE
ATUAÇÃO. NÃO. NÃO CONSIDERA ELEMENTOS IMPORTANTES COMO CONDIÇÕES DE SANEAMENTO
E SAÚDE.
9.
Define
globalização:
EXPANSÃO DO CAPITALISMO
10. O que significa a expressão
“aldeia global”?
ALDEIA GLOBAL – OS
MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DE TRANSPORTE ESTÃO MAIS RÁPIDOS DIMINUINDO AS
DISTÂNCIAS NA TENTATIVA DE IMPOR UM MESMO PADRÃO DE CONSUMO MUNDIAL.
DESSA FORMA, IMAGINA-SE
QUE EXISTAM MENOS DIFERENÇAS ENTRE OS HABITANTES DA TERRA. COMO CADA PAÍS TEM
SUA CULTURA, HÁBITOS E TRADIÇÕES, NÃO É ISSO O QUE ESTÁ ACONTECENDO, ATÉ PORQUE
NEM TODA SOCIEDADE TEM ACESSO A TODO O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO QUE EXISTE
ATUALMENTE. AS PESSOAS ADAPTARAM PARTE DA CULTURA GLOBAL A SUA LOCAL.
A INDÚSTRIA
FONOGRÁFICA, POR EXEMPLO, TENTA TRANSFORMAR O MUNDO NUMA ALDEIA GLOBAL, MAS NÃO
CONSEGUE FAZER ISSO EM TODOS OS LUGARES DEVIDO ÀS DIFERENÇAS ECONÔMICAS E
CULTURAIS.
NO MUNDO GLOBALIZADO
ALGUMAS EMPRESAS CONTROLAM GRANDE PARTE DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO DE
MERCADORIAS – SÃO CHAMADAS DE MULTINACIONAIS.
OS PAÍSES RICOS TÊM UM
PODER DE CONSUMO MAIOR QUE OS MENOS DESENVOLVIDOS.
EXISTEM GRANDES
DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE AS SOCIEDADES.
A PARTIR DO SÉCULO XX
ALGUMAS EMPRESAS COMEÇARAM A AMPLIAR SEU DOMÍNIO TERRITORIAL NA BUSCA POR MAIS
LUCRO – SE ESTABELECEM EM VÁRIOS PAÍSES: ESTIMULAM A CRIAÇÃO DE REDE DE
INFRAESTRUTURA, MAS EXPLORAM OS TRABALHADORES E RECURSOS NATURAIS.
ATÉ O SÉCULO XX, OS
PAÍSES MAIS POBRES IMPORTAVAM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E EXPORTAVAM
MATÉRIA-PRIMA. ATUALMENTE, ALGUNS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO FEITOS NO
PRÓPRIO PAÍS ATRAVÉS DE INDÚSTRIAS MULTINACIONAIS.
NO MUNDO GLOBALIZADO AS
ECONOMIAS ESTÃO INTERLIGADAS. ATRAVÉS DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE
CADA VEZ MAIS VELOZES A PRODUÇÃO E O CONSUMO SE TORNARAM MUITO RÁPIDOS. AS
SEMELHANÇAS DOS MODOS DE VIVER SE ESPALHARAM PELO MUNDO, PORÉM, AS DIFERENÇAS
AINDA EXISTEM.
11. O que são multinacionais? Por que
e quando se fizeram necessário?
EMPRESAS CONTROLAM BOA PARTE DA PRODUÇÃO E
CONSUMO DE MERCADORIAS E MATÉRIAS-PRIMAS.
NO SÉCULO XX, GRANDES EMPRESAS FORAM
JUNTANDO SUAS PROPRIEDADES PARA AMPLIAR SEU DOMÍNIO TERRITORIAL E A SUA
INFLUÊNCIA SOBRE OS LUGARES, EMPRESAS E PESSOAS. TINHAM COMO OBJETIVO MAXIMIZAR
OS LUCROS E OS MERCADOS CONSUMIDORES.
PARA ISSO, MONTARAM FILIAIS EM OUTROS
PAÍSES. INICIALMENTE, PROPORCIONARAM MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA LOCAL, CRIARAM
EMPREGOS, MAS POR OUTRO LADO, EXPLORAVAM TRABALHADORES, RECURSOS NATURAIS E O
MERCADO CONSUMIDOR.
12. É possível afirmar que as
multinacionais são poderosas. Por quê?
ATÉ O FINAL DA METADE DO SÉCULO PASSADO,
OS PAÍSES POBRES VENDIAM MATÉRIA-PRIMA E COMPRAVAM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
DOS PAÍSES RICOS. ATUALMENTE, ESSES PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO ADQUIRIDOS EM
SEUS TERRITÓRIOS PRODUZIDOS PELAS FILIAIS DAS MULTINACIONAIS QUE ALI SE
INSTALARAM. HOJE AS EMPRESAS MULTINACIONAIS SÃO AGENTES QUE PRODUZEM ESPAÇO JUNTO
AOS GOVERNOS, PORTANTO, SÃO MUITO PODEROSAS, POIS INTERFEREM NA ECONOMIA E NOS
GOVERNOS LOCAIS.
13. Com a globalização depois da
década de 1990, é possível afirmar que não existem mais diferenças? Justifica:
AS DIFERENÇAS SÓ
AUMENTARAM. DESEMPREGO, CONSUMISMO DESENFREADO, PROBLEMAS AMBIENTAIS, ETC
14. Com a globalização, como estão as
economias dos países na atualidade? Quais são as consequências?
NO MOMENTO ATUAL, GLOBALIZAÇÃO, AS ECONOMIAS DOS
PAÍSES ESTÃO FORTEMENTE INTERLIGADAS.
A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE FAVORECERAM A GLOBALIZAÇÃO. SÃO AS
PRINCIPAIS FERRAMENTAS. ISSO TRAZ MUITAS SEMELHANÇAS NO MODO DE VIVER DOS
GRUPOS HUMANOS, PORÉM, COM DIFERENÇAS REFERENTES AO PODER DE COMPRA E AS
CONDIÇÕES DE TRABALHO E MESMO DE SOBREVIVÊNCIA.
15. As principais ferramentas da
globalização são os meios de comunicação e os meios de transporte. Justifica:
COMUNICAÇÃO – ESTIMULAR
O CONSUMO
TRANSPORTE – FACILITAR OS
FLUXOS DE MERCADORIAS, INFORMAÇÕES, MATERIA-PRIMA, CAPITAL E PESSOAS.
16. O que significa a expressão
“sociedade de consumo”? Todos podemos nos tornar parte dessa “sociedade de
consumo”? Justifica:
SOCIEDADE DE CONSUMO –
SOCIEDADE ALTAMENTE CONSUMISTA. NÃO. PRECISARÍAMOS DE 4 PLANETAS TERRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário