sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mais regras para calcular Fusos Horários



Resolução de problemas com fusos horários:
Para resolver problemas com fusos horários é necessário ter o domínio das seguintes informações¹:
1. Saber a diferença entre as longitudes de dois locais determinados. Quando estas localidades se encontram em hemisférios diferentes, as suas longitudes devem ser somadas, caso contrário as mesmas devem ser subtraídas;

2. Depois de encontrada a diferença da longitude, divide-se o resultado por 15, que é o valor em graus que corresponde a um fuso horário. O resultado encontrado é a diferença de horários entre as duas localidades correspondentes;
3. Por fim, é necessário verificar a localização da cidade da qual se pretende saber o horário. Se a mesma estiver a oeste em relação a outra cidade, diminui-se a diferença de horários, do contrário, se estiver a leste, então a diferença de horários terá de ser somada ao horário da cidade.
¹Considere L como leste e O como oeste.
L  →  O  =  +

O  →  L  =  -

Exemplo:
Quando em alguma localidade situada a 90° O, os relógios marcam 9h, que horas serão em uma outra localidade situada a 75° L?
      90º L                                                                   09
  +  75º O        →      165º : 15º  =  11h     →       + 11 
  _______                                                            _____   
     165º                                                                  20 h

Estas regras foram criadas pelos alunos Kaio Cesar Mendes Negreiros e Ítalo Vinícius Nascimento Teixeira do Centro Avançado de Ciências do Colégio da Polícia Militar de Salvador, BA. O artigo ainda propõe a construção de um jogo de tabuleiro sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário