quinta-feira, 22 de agosto de 2013

1. O processo de urbanização no Brasil, extremamente rápido e desigual, trouxe grandes comprometimentos, por vezes até calamitosos, à qualidade ambiental das cidades brasileiras. Sobre a problemática ambiental urbana, é correto afirmar que:
A) a escassez qualitativa da água, decorrente do aumento da população de baixa renda, é o principal problema relacionado ao processo de abastecimento das cidades.
B) a precária gestão dos resíduos sólidos implica na acumulação de lixo nas ruas, praças e jardins dos bairros habitados pelas populações de alta renda das grandes cidades.
C) a construção de obras de infra-estrutura que vêm sendo implantadas nas cidades brasileiras, como o aterro da Praia de Iracema em Fortaleza, objetiva a melhoria da qualidade ambiental.
D) a falta de tratamento dos esgotos sanitários, nas cidades, em parte lançados in natura no solo, vem causando danos irreparáveis às reservas de água potável, comprometendo usos múltiplos da água.
E) as emissões provenientes dos meios de transportes são as principais causadoras da poluição do ar, portanto, é nas cidades médias brasileiras que este tipo de poluição é mais acentuado.

Solução Comentada Questão 1
A questão exige o conhecimento de aspectos do processo de urbanização do Brasil e dos principais problemas ambientais das suas cidades. A escassez qualitativa da água é proveniente da poluição e da contaminação dos corpos hídricos e não do aumento populacional, seja de baixa, média ou alta renda. Portanto, é incorreta a alternativa A. 
Realmente, há uma precária gestão dos resíduos sólidos (lixo), e nos bairros habitados pelas populações de baixa renda ocorre um agravamento da situação, o que torna incorreta a alternativa B. 
A alternativa C é incorreta, pois as obras de infra-estrutura recentes, nas cidades brasileiras em geral, visam dar suporte às crescentes demandas urbanas, como o METROFOR, o AEROPORTO em Fortaleza, e não, prioritariamente, melhorar a qualidade ambiental. Além do mais, o aterro da Praia de Iracema foi uma obra muito questionada, inclusive do ponto de vista de impactos ambientais e socioeconômicos. 
A alternativa D está correta, pois, de fato, ocorre uma estreita relação entre a falta de saneamento e o comprometimento dos usos múltiplos da água. 
A alternativa E está incorreta. As emissões provenientes dos meios de transportes são realmente as principais causadoras da poluição do ar, no entanto, ocorrem nas grandes cidades onde há uma maior concentração de veículos automotivos.
Questão 1 – Alternativa D


2. A estruturação caótica dos espaços urbanos de Fortaleza é responsável pelos efeitos calamitosos que fenômenos de ocorrência regular podem provocar entre as populações de baixa renda. Sobre os problemas mais frequentes relacionados a essa questão e às suas causas geradoras, é possível afirmar, de modo correto, que:   
A) o crescimento vertical, associado ao adensamento populacional e ao aumento da produção de lixo, é o responsável pelas epidemias que ocorrem na cidade.
B) a concentração de renda, a ineficiência da assistência social e a variação na composição demográfica reduziram o IDH do Município nos últimos dez anos.
C) a elevada concentração de moradores em áreas de risco ocasiona a mortalidade infantil e a ocorrência de desabrigados por ocasião de enchentes e inundações.
D) as políticas públicas, destinadas a reorganizar a infra-estrutura da cidade e o uso dos seus espaços, reduziram o número de favelas e a incidência de ocupações ilegais.
E) a segregação urbana, que localiza a população de baixa renda nos bairros periféricos, protege as áreas mais ricas contra a violência e a incidência de criminalidade.

Solução Comentada Questão 2
A questão relaciona a ocorrência de fenômenos regulares de origens diversas à problemática urbana de Fortaleza. 
A alternativa A está incorreta, pois o crescimento vertical ocorre mais nos bairros ocupados pelas classes de média e alta renda, enquanto as epidemias atingem mais intensamente os bairros ocupados pelas populações de baixa renda. 
A alternativa B é incorreta, pois, apesar da concentração de renda e da ineficiência da assistência social, o IDH, que é definido pela escolaridade, pela renda e pela expectativa de vida, cresceu no Município, nos últimos dez anos. 
A alternativa C está correta. A grande concentração de moradores em áreas de risco contribui para a permanência de elevados índices de mortalidade infantil e para a ocorrência de grande número de desabrigados, por ocasião de enchentes e inundações. 
A alternativa D está incorreta. O número de favelas e a incidência de ocupações ilegais são crescentes nesta cidade. 
A alternativa E está incorreta Em Fortaleza, a população de baixa renda está mais concentrada nos bairros periféricos, porém também se encontram favelas e conjuntos populares difusos por toda a cidade. As áreas mais ricas não estão protegidas da violência e da incidência de criminalidade, são, na verdade, locais onde acontecem, com freqüência, assaltos e roubos de carros, entre outras situações que podem ser incluídas como violência urbana.
Questão 2 – Alternativa C


3. Em tempos neoliberais  o processo de globalização, que interliga lugares, através da movimentação de pessoas, de valores, de capitais e de mercadorias, pode ocasionar situações que expõem a humanidade a condições de risco. Entre as mais graves e/ou sobre as tentativas de evitá-las, é possível destacar, de modo correto:
A) a difusão de preconceitos contra estrangeiros, pela crença de que as pessoas e os produtos vindos de fora são os responsáveis pelas crises da economia e pelo desemprego.
B) a transferência de doenças degenerativas pelos continentes, como as neoplasias, as doenças cardíacas, o Mal de Alzheimer, entre outras, até há poucos anos, típicas de países desenvolvidos.
C) a repercussão das crises, nas bolsas de valores, provocadas por conflitos armados, que têm efeitos semelhantes entre países ricos e pobres e entre pessoas de diferentes condições sociais.
D) a carência de água, provocada pelo seu consumo inadequado, que levou o mundo a adotar como forma de controle a racionalização e a privatização do seu uso.
E) o desequilíbrio na distribuição da população mundial, solucionável através da transferência de populações, possibilidade assegurada pelas políticas migratórias internacionais.

Solução Comentada Questão 3
A questão trata de problemas de caráter universal, destacando as interrelações, que existem nos países e continentes, entre doenças, recursos hídricos, conflitos armados, mobilidade das populações. 
A alternativa A está correta. Observa-se, atualmente, a expansão do racismo que adquire caráter mais violento, apesar de ser condenado e mesmo proibido pela maioria dos governos e religiões. 
A alternativa B está incorreta, pois as doenças degenerativas, como as neoplasias, as doenças cardíacas, o Mal de Alzheimer, entre outras, não são transferidas pelo processo de globalização, não são adquiridas através de contaminação por vírus ou bactérias. A sua ocorrência mais freqüente, em países desenvolvidos, pode ser explicada, em parte, pela própria longevidade de suas populações. Doenças infecto-contagiosas, como a hepatite, a cólera, a meningite e a AIDS, entre outras, é que se difundem pelos países através do intercâmbio internacional e pessoas e alimentos.
A alternativa C está incorreta, porque a repercussão das crises, nas bolsas de valores, provocadas por conflitos armados, atinge, de forma diferenciada, países ricos e pobres e pessoas de diferentes condições sociais. 
A alternativa D está incorreta. A escassez da água não é ainda globalizada, atinge de forma desigual países e continentes, e o consumo não passa a ser adequado através da privatização do seu uso.
Igualmente incorreta é a alternativa E, pois, embora exista um grande desequilíbrio na distribuição da população mundial, a possibilidade de transferências de populações é dificultada pelas políticas migratórias internacionais.
Questão 3 – Alternativa A


4. Os riscos que o crescimento demográfico representa para a humanidade são diferenciados. Dependem dos interesses econômicos, do desenvolvimento social e das políticas internas que os diferentes países adotam para controlar a natalidade e a dimensão das famílias. Acerca dos riscos das diferentes formas de crescimento demográfico, e das intervenções dos governos para evitá-los, é possível afirmar, corretamente, que:
A) as altas taxas de natalidade aliadas à redução da mortalidade ocasionam a explosão demográfica manifestada, em especial, entre os países mais desenvolvidos.
B) os baixos índices de natalidade, associados à elevada mortalidade decorrente do envelhecimento da população, ocasionam as implosões demográficas, típicas de países ricos.
C) A redução da natalidade, motivada pelas políticas demográficas, em médio prazo leva à carência de mão-de-obra, ocasionando graves prejuízos à economia dos países onde ocorre.
D) A atual redução do crescimento populacional em áreas marginais aos rios e mares decorre do risco de furacões, enchentes e inundações a que estas áreas estão sujeitas.
E) A queda da mortalidade resulta da melhoria do padrão de vida das populações, mas ocasiona o crescimento demográfico que resulta em desemprego e déficit habitacional.

Solução Comentada Questão 4
A alternativa A é incorreta, porque as altas taxas de natalidade, aliadas à redução da mortalidade, podem ocasionar realmente a explosão demográfica. Esta, porém, manifesta-se, em especial, entre os países menos desenvolvidos. 
A alternativa B é correta, pois os baixos índices de natalidade, associados à elevada mortalidade, decorrente do envelhecimento da população, ocasionam a implosão demográfica típica de países desenvolvidos. 
A alternativa C está incorreta, pois a queda da natalidade por si só não ocasiona carência de mão-de-obra, ou prejuízos à economia. Esta, na medida em que se moderniza, emprega, proporcionalmente, nos setores tradicionais da indústria e do comércio, menor quantidade de mão-de-obra, devendo inclusive ampliar os empregos em novos setores para que não se acentue o desemprego. 
A alternativa D está incorreta. As áreas litorâneas e fluviais, em geral, são as mais densamente ocupadas e não são necessariamente áreas de risco para as populações, sujeitas a ocorrências de catástrofes naturais. Entretanto, a ocupação desordenada e acentuada destas áreas pelo homem pode transformar áreas tradicionalmente livres de ocorrências catastróficas em áreas de risco.
A alternativa  E  está  incorreta,  pois,  embora  a  queda  da mortalidade,  que  é  efetivamente  resultante  da melhoria do padrão de vida das populações, ocasione  e  contribua para o  crescimento demográfico, por si  só  não  gera  desemprego  e  déficit  habitacional,  pois  estes  são  característicos  de precárias  condições econômicas de um lugar e de  sistemas econômicos excludentes e concentradores  e renda.
Questão 4 – Alternativa B


Nenhum comentário:

Postar um comentário