segunda-feira, 28 de abril de 2014

CHUVA ÁCIDA - 8ª SÉRIE

O termo chuva ácida foi usado pela primeira por Robert A Smith, na Inglaterra durante a Revolução Industrial (meados do século XIX).
Ela é formada por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis. Além das fontes humanas de gases poluentes que são as indústrias, as usinas termoelétricas e os veículos de transporte, também contribuem para a produção dos gases ácidos lançados na atmosfera as emissões dos vulcões e processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos. Porém o processo natural faz parte de um ciclo comum ocorrido na natureza e novamente o que gera o desequilíbrio neste ciclo são as emissões geradas pelas atividades humanas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações. A chuva ácida pode até mesmo causar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Causando a poluição de rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças do sistema respiratório.
Os gases podem ser carregados por milhares de quilômetros na atmosfera antes de serem convertidos em ácidos e então precipitados. Com isso, o problema da chuva ácida não apenas aumentou com o crescimento populacional e industrial, mas também se espalhou. O uso de grandes chaminés a fim de reduzir a poluição local contribuiu para a disseminação da chuva ácida, liberando gases na atmosfera circulante da região.
Este fenômeno tem crescido significativamente nos países em processo de industrialização como, por exemplo, Brasil, Rússia China, México e Índia. O setor industrial destes países tem crescido muito, porém de forma descontrolada, afetando negativamente o meio ambiente. Os países industrializados já deram seu quinhão, pois produziram muita chuva ácida para chegar aonde chegaram. Muitos deles continuam produzindo a chuva ácida!  No Brasil nas décadas de 70 e 80, em Cubatão (litoral de São Paulo) a chuva ácida causou muitos danos ao meio ambiente e aos moradores. Os ácidos poluentes lançados no ar pelas empresas, causaram muitos problemas de saúde na população da cidade.
Existe uma forma de se evitar isso quando advém de indústrias, mas o custo é alto e sempre se espera se instalar uma barbárie para então se tomar providências. Essa é a lei atual. O dinheiro rege o mundo em detrimento de qualquer outro valor.

Estudos feitos pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza) indicaram que nos países ricos o problema também ocorre. No continente europeu, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas estão sendo danificados pela chuva ácida e outros tipos de poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário