terça-feira, 29 de abril de 2014

8ª SÉRIE - CORREÇÃO REVISÃO


8ª SÉRIE - CORREÇÃO REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 
1º TRIMESTRE       

1. Quais são as evidências das alterações climáticas no Ártico, na África, no Himalaia e nos Alpes Suíços?
A RESPOSTA DEVE GIRAR SEMPRE EM TORNO DA REDUÇÃO DAS GELEIRAS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES FEITAS PELOS CIENTISTAS, DEPOIMENTOS DE MORADORES, APARECIMENTO DE ESPÉCIES COMUNS ÀS ÁREAS DE CLIMA MAIS AMENO, AUMENTO DO VOLUME DOS RIOS NO VERÃO, A PRESENÇA DE UM NÚMERO MAIOR DE ICEBERGS NA PRIMAVERA E ATÉ DESAPARECIMENTO NO VERÃO.
2. Como as placas tectônicas atuam na formação de grandes cordilheiras?
 CONVERGÊNCIA DAS PLACAS TECTÔNICAS, OU SEJA, QUANDO HÁ O CHOQUE DE DUAS PLACAS, OCORRE TERREMOTOS, PODE OCORRER VULCÕES E, AO LONGO DOS TEMPOS GEOLÓGICOS, A FORMAÇÃO DE GRANDES MONTANHAS.
3. Qual é a relação existente entre variação de temperatura e variação de altitude?
 QUANTO MAIS ALTO, MENOR A TEMPERATURA. A PARTIR DAÍ, PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS DA ELEVAÇÃO DAS TEMPERATURAS QUE PROMOVEM ALTERAÇÕES EM TODAS AS FORMAS DE VIDA, TANTO ANIMAL QUANTO VEGETAL, ALÉM DE ALTERAÇÃO NA MORFOLOGIA DO RELEVO PROVOCADA PELA EROSÃO E INTEMPERISMO (CALOR/FRIO).
NA REGIÃO SUDESTE, O PREDOMÍNIO DOS MARES DE MORROS, OU SEJA, CONJUNTO DE MORROS ARRENDONDADOS DESGASTADOS PELA EROSÃO, QUE TEM O PROCESSO DE DESGSASTE MAIS INTENSIFICADO PELA ELEVAÇÃO DAS TEMPERATURAS E CONSEQUENTE AUMENTO DAS CHUVAS, POR EXEMPLO. ISSO PROCVOCA DESLIZAMENTOS MAIS FREQUENTES QUE ATINGEM A SOCIEDADE PROVOCANDO SÉRIOS DANOS ÀS SOCIEDADES QUE HABITAM TAL REGIÃO.
4. Qual é a influência do Planalto da Borborema no clima nordestino?
 SERVE DE BARREIRA OROGRÁFICA (MONTANHAS) IMPEDINDO A PASSAGEM DE UMIDADE PARA O INTERIOR DO NORDESTE OCASIONANDO A SEMIARIDEZ DA SUBREGIAÕ NORDESTINA CHAMADA DE SERTÃO.
5. Por que ocorre Festival de Inverno em Pernambuco?
 PORQUE UMA PARTE DO ESTADO (EXEMPLO: MUNICIPIO DE GARANHUNS) ESTÁ SOBRE O PLANALTO. ASSIM, AS TEMPERATURAS SÃO MENORES DEVIDO A ALTITUDE. TAIS TEMPERATURAS PROMOVEM FESTIVAIS DE INVERNO MUITO PARECIDOS COM OS NOSSOS.
6. Na região Sudeste do Brasil aparece um conjunto de colinas e morros de topos arredondados. Qual é o nome que recebe essa formação do relevo da região Sudeste?
MARES DE MORROS
7. As geleiras representam uma espécie de termômetro do clima. Justifica: 
 A SUA RETRAÇÃO SIGNIFICA AUMENTO DE TEMPERATURA. A SUA AMPLIAÇÃO SIGNIFICA DIMINUIÇÃO DE TEMPERATURA.
8. A diminuição dos mantos de gelo principalmente a partir da década de 1970. Por quê?
 DEVIDO A INTENSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES HUMANAS LIGADAS A URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO MUITO ACELERADAS EM PRATICAMENTE TODO O PLANETA.
9. Conceitua morainas ou morenas.
SÃO FRAGMENTOS DE ROCHAS QUE SE DESPRENDEM DAS GELEIRAS DURANTE O SEU FLUXO DE MOVIMENTAÇÃO PROVOCADO PELO DEGELO. SERVEM PARA OS CIENTISTAS ANALISAREM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PELA COMPOSIÇÃO DAS ROCHAS.
10. O que são os gases antropogênicos?
GASES LIBERADOS PELAS ATIVIDADES HUMANAS INTENSAS COMO DIÓXIDO DE CARBONO, METANO, MONOXIDO DE CARBONO, CLOROFLUORCARBONETOS ETC.
11. Por que os furacões ocorrem predominantemente no hemisfério Norte?
DEVIDO A PRESENÇA DE GRANDES MASSAS DE TERRAS EMERSAS E MENORES QUANTIDADES DE ÁGUA OCEÂNICA.
12. Diferencia furacão de tornado.
FURACÃO - FORMA-SE SOBRE OCEANOS NA ZONA INTERTROPICAL; OCORRE SOBRE ÁGUAS QUENTES COM TEMPERATURAS SUPERIORES A 27ºC; TEM UMA DURAÇÃO DE VÁRIOS DIAS; É DE ESCALA MUITO GRANDE, PODENDO COBRIR UMA ÁREA DE MUITOS MILHARES DE QUILÔMETROS QUADRADOS SENDO VISÍVEL DO ESPAÇO; OS VENTOS PODEM APROXIMAR-SE DOS 200 KM/H.
TORNADO - OCORRE DURANTE TEMPESTADES; TEM UMA CURTA DURAÇÃO DE "VIDA"; OCORRE GERALMENTE SOBRE OS CONTINENTES; É DE ESCALA LOCAL E NÃO VISÍVEL DO ESPAÇO; APRESENTA VENTOS MUITO FORTES, POR VEZES, PRÓXIMOS DOS 400 KM/H.
13. O que explica a ocorrência de furacões mais frequentes atualmente também no hemisfério Sul?
 DEVIDO AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
14. Conceitua clima urbano e ilhas de calor.
É UM SUBCAMPO DA CLIMATOLOGIA QUE BUSCA DESCREVER O COMPORTAMENTO CLIMÁTICO EM REGIÕES URBANAS, INDEPENDENTEMENTE DA ESCALA DE ANÁLISE GEOGRÁFICA. O CLIMA EM REGIÕES URBANAS É PASSÍVEL DE SER DESCRITO A PARTIR DO MOMENTO QUE É FEITA UMA ANÁLISE CLIMÁTICA DA REGIÃO, ISTO É:
1. REGISTRO DAS TEMPERATURAS MÉDIAS, ONDE É POSSÍVEL IDENTIFICAR A ILHA DE CALOR;
2. REGISTRO DAS NUVENS O QUE FACILITA DIAGNOSTICAR POSTERIORMENTE A CHUVA ÁCIDA;
3. REGISTRO DA DIREÇÃO DOS VENTOS, ONDE SE DEVERÁ ARTICULA-LO COM OS DADOS DAS TEMPERATURAS MÉDIAS E NUVENS;
4. REGISTRO DA UMIDADE RELATIVA; DENTRE OUTROS FATORES.
O CLIMA PODE SER CONSIDERADO UMA VERTENTE DINÂMICA E INSTÁVEL, UMA VEZ QUE SUA VARIAÇÃO (TEMPERATURA, PRESSÃO, DIREÇÃO DOS VENTOS, UMIDADE RELATIVA, ALTITUDE, ETC.), NO CONTEXTO URBANO, RECEBE DIRETAMENTE INFLUÊNCIA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS, ISTO É, ILHA DE CALOR, EFEITO ESTUFA, CHUVA ÁCIDA, DESFLORESTAMENTO, DESMATAMENTO, DENTRE OUTROS.
ILHA DE CALOR: É UMA REGIÃO URBANA QUE CONCENTRA CALOR DEVIDO A QUANTIDADE DE ASFALTOS, PRÉDIOS, CARROS E OUTRAS CONSTRUÇÕES QUE ABSORVEM E LIBERAM ENERGIA DA RADIAÇÃO SOLAR. POR SER UM IMPACTO AMBIENTAL DO CLIMA URBANO, É NOCIVO AO MEIO AMBIENTE, POIS POTENCIALIZA OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL. GRANDES REGIÕES URBANIZADAS QUE CONCENTRAM OBJETOS QUE ABSORVEM E LIBERAM ENERGIA. 
15. Define chuva ácida e cita suas causas e consequências.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO SÉCULO XVIII TROUXE VÁRIOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E MAIS RAPIDEZ NA FORMA DE PRODUZIR, POR OUTRO LADO ORIGINOU UMA SIGNIFICATIVA ALTERAÇÃO NO MEIO AMBIENTE. AS FÁBRICAS COM SUAS MÁQUINAS A VAPOR,  QUEIMAVAM TONELADAS DE CARVÃO MINERAL PARA GERAR ENERGIA. NESTE CONTEXTO, COMEÇA A SURGIR A CHUVA ÁCIDA. POREM, O TERMO APARECEU SOMENTE EM 1872, NA INGLATERRA. O CLIMATOLOGISTA E QUÍMICA ROBERT A. SMITH FOI O PRIMEIRO A PESQUISAR A CHUVA ÁCIDA NA CIDADE INDUSTRIAL INGLESA DE MANCHESTER.
CAUSAS: ATUALMENTE, A CHUVA ÁCIDA É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAS NOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS. ELA É FORMADA A PARTIR DE UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES QUÍMICOS, QUE SÃO DESPEJADOS NA ATMOSFERA DIARIAMENTE.  ESTES POLUENTES, ORIGINADOS PRINCIPALMENTE DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, FORMAM NUVENS, NEBLINAS E ATÉ MESMO NEVE. A CHUVA ÁCIDA É COMPOSTA POR DIVERSOS ÁCIDOS COMO, POR EXEMPLO, O ÓXIDO DE NITROGÊNIO E OS DIÓXIDOS DE ENXOFRE, QUE SÃO RESULTANTES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS (CARVÃO, ÓLEO DIESEL, GASOLINA ENTRE OUTROS). QUANDO CAEM EM FORMA DE CHUVA OU NEVE, ESTES ÁCIDOS PROVOCAM DANOS NO SOLO, PLANTAS, CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS, ANIMAIS MARINHOS E TERRESTRES ETC. ESTE TIPO DE CHUVA PODE ATÉ MESMO PROVOCAR O DESCONTROLE DE ECOSSISTEMAS, AO EXTERMINAR DETERMINADOS TIPOS DE ANIMAIS E VEGETAIS. POLUINDO RIOS E FONTES DE ÁGUA, A CHUVA PODE TAMBÉM PREJUDICAR DIRETAMENTE A SAÚDE DO SER HUMANO, CAUSANDO DOENÇAS PULMONARES, POR EXEMPLO.
CONSEQUÊNCIAS: ESTE PROBLEMA TEM SE ACENTUADO NOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, PRINCIPALMENTE NOS QUE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO COMO, POR EXEMPLO, BRASIL, RÚSSIA, CHINA, MÉXICO E ÍNDIA. O SETOR INDUSTRIAL DESTES PAÍSES TEM CRESCIDO MUITO, PORÉM DE FORMA DESREGULADA, AGREDINDO O MEIO AMBIENTE. NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980, NA CIDADE DE CUBATÃO, LITORAL DE SÃO PAULO, A CHUVA ÁCIDA PROVOCOU MUITOS DANOS AO MEIO AMBIENTE E AO SER HUMANO. OS ÁCIDOS POLUENTES JOGADOS NO AR PELAS INDÚSTRIAS ESTAVAM GERANDO MUITOS PROBLEMAS DE SAÚDE NA POPULAÇÃO DA CIDADE. FORAM RELATADOS CASOS DE CRIANÇAS QUE NASCIAM SEM CÉREBRO OU COM OUTROS DEFEITOS FÍSICOS. A CHUVA ÁCIDA TAMBÉM PROVOCOU DESMATAMENTOS SIGNIFICATIVOS NA MATA ATLÂNTICA DA SERRA DO MAR.
ESTUDOS FEITOS PELA WWF (FUNDO MUNDIAL PARA A NATUREZA ) MOSTRARAM QUE NOS PAÍSES RICOS O PROBLEMA TAMBÉM APARECE. NA EUROPA, POR EXEMPLO, ESTIMA-SE QUE 40% DOS ECOSSISTEMAS ESTÃO SENDO PREJUDICADOS PELA CHUVA ÁCIDA E OUTRAS FORMAS DE POLUIÇÃO.
16. Qual é a situação das florestas no mundo de acordo com o COnuma área florestada em relação a uma área desmatada e uma queimada?
 FLORESTAS: ABSORÇÃO DE CO2
DESMATAMENTO: CESSA A ABSORÇÃO DE CO2 NESSA REGIÃO.
QUEIMADAS: EMISSÃO DE CO2.
17. Qual é a importância que as florestas desempenham no ambiente terrestre?
ATUAM NO EQUILIBRIO DAS TEMPERATURAS, NA FORMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CHUVAS, NA PRESENÇA DE ÁGUA E UMIDADE, NA REGULAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS, NA ABSORÇÃO DAS ÁGUAS PELAS PLANTAS, NO ABRIGO E ALIMENTO DE INÚMEROS SERES VIVOS, ENTRE TANTOS OUTROS.
18. Quais são os equívocos com relação ao aquecimento global?
  1º - AS TEMPERATURAS TANTO AUMENTAM QUANTO DIMINUEM. EM ALGUNAS LUGARES AS ESTAÇÕES DO ANO TEM SOFRIDO MUDANÇAS.
2º - OS EFEITOS E CONSEQUENCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL SÃO DIFERENTES ENTRE OS LUGARES OU REGIÕES DE UM TERRITÓRIO OU DO PLANETA.
3º - IMPACTOS E CONSEQUENCIAS OCRRERÃO AO LONGO DO TEMPO, TALVEZ EM CEM ANOS, POR EXEMPLO.
19. Explica a circulação oceânica ligada e desligada
LIGADA: AS CORRENTES MARÍTIMAS DOS TRÓPICOS AO FLUÍREM PARA O NORTE ESQUENTAM OS VENTOS DOMINANTES QUE SOPRAM EM DIREÇÃO À EUROPA. AS CORRENTES DENSAS QUE TRAZEM CALOR FICAM MAIS DENSAS À MEDIDA QUE PERDEM CALOR PARA A ATMOSFERA. FINALMENTE A ÁGUA SALGADA E FRIA FICA TÃO DENSA QUE AFUNDA, PERTO DA GROENLÂNDIA. ELA ENTÃO DESCE PARA O SUL, PELO FUNDO DO MAR, DEIXANDO UM VAZIO QUE PUXA MAIS ÁGUA QUENTE PARA SUBSTITUÍ-LA.
DESLIGADA: SE UM EXCESSO DE ÁGUA SALGADA ENTRA NO ATLANTICO NORTE, AS CORRENTES SALGADAS ORIGINÁRIAS DO SUL SÃO DILUÍDAS. AS ÁGUAS SUPERFICIAIS PERDEM DENSIDADE E NÃO MAIS AFUNDAM, INDEPENDENTEMENTE DA TEMPERATURA, E A CONVECÇÃO ENFRAQUECE OU PARA. OS VENTOS DOMINANTES CARREGAM AR GELADO PARA LESTE. ESSA ONDA DE FRIO PODE DURAR DÉCADAS ATÉ QUE AS ÁGUAS DO SUL SE TORNEM SALGADAS O BASTANTE PARA VENCER A ÁGUA DOCE DO NORTE, REINICIANDO A CONVECÇÃO.
20. Destaca os aspectos naturais e econômicos do Continente africano: 
A ÁFRICA COSTUMA SER REGIONALIZADA DE DUAS FORMAS, A PRIMEIRA FORMA, QUE VALORIZA A LOCALIZAÇÃO DOS PAÍSES E OS DIVIDEM EM CINCO GRUPOS, QUE SÃO A ÁFRICA SETENTRIONAL OU DO NORTE, A ÁFRICA OCIDENTAL, A ÁFRICA CENTRAL, A ÁFRICA ORIENTAL E A ÁFRICA MERIDIONAL. A SEGUNDA REGIONALIZAÇÃO DESSE CONTINENTE, QUE VEM SENDO MUITO UTILIZADA, USA CRITÉRIOS ÉTNICOS E CULTURAIS, É DIVIDIDA EM DOIS GRANDES GRUPOS, A ÁFRICA BRANCA OU SETENTRIONAL FORMADO PELOS OITO PAÍSES DA ÁFRICA DO NORTE, MAIS A MAURITÂNIA E O SAARA OCIDENTAL, E A ÁFRICA NEGRA OU SUBSAARIANA FORMADA PELOS OUTROS 44 PAÍSES DO CONTINENTE.
A ÁFRICA É UM CONTINENTE COM PREDOMÍNIO DE ANTIGOS PLANALTOS DESGASTADOS PELA EROSÃO, GRANDES ELEVAÇÕES E PICOS VULCÂNICOS. AS PRINCIPAIS ELEVAÇÕES SÃO: O MONTE TOUBKAL E A CADEIA DO DRAKENSBERG E OS PICOS VULCÂNICOS SÃO: QUÊNIA E KILIMANJARO.
POSSUI RIOS CAUDALOSOS E IMPORTANTES PARA OS AFRICANOS. ENTRE ELES DESTACAM-SE O NILO, CONGO, ZAMBEZE, NÍGER E LIMPOPO IMPRÓPRIOS PARA NAVEGAÇÃO POR CONTEREM VÁRIAS QUEDAS D’ÁGUA. TAIS QUEDAS FAZEM DA ÁFRICA O MAIOR CONTINENTE HIDRÁULICO DO MUNDO, MAS ESTA POTÊNCIA NÃO É APROVEITADA POR CAUSA DO BAIXO ÍNDICE INDUSTRIAL.
OS CLIMAS PREDOMINANTES SÃO O EQUATORIAL, O TROPICAL, O SEMI-ÁRIDO E O DESÉRTICO, QUE APRESENTAM GRANDES TEMPERATURAS, POUCAS CHUVAS E MENOR UMIDADE.
A VEGETAÇÃO PREDOMINANTE É A SAVANA AFRICANA CARACTERIZADA POR PEQUENAS ÁRVORES E ARBUSTOS COM BAOBÁS DE GRANDES TRONCOS E AS ACÁCIAS DE COPAS LARGAS. POSSUI UMA IMENSA FLORESTA EQUATORIAL BEM ÚMIDA E RICA EM MADEIRAS DE LEI. ESTA FLORESTA VEM SENDO EXPLORADA DE FORMA EXCESSIVA COLOCANDO EM RISCO A VIDA DE ANIMAIS. SUA FAUNA É BASTANTE RICA COM LEÕES, ANTÍLOPES, ZEBRAS, GNUS, DIVERSOS GORILAS E CHIMPANZÉS ENTRE TANTOS OUTROS.
O SOLO PREDOMINANTE É O TROPICAL SENDO POBRE DE MATERIAL ORGÂNICO ACENTUADO POR ALTAS TEMPERATURAS, GRANDE ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO E MÉTODOS AGRÍCOLAS IMPRÓPRIOS. NOS VALES E NAS MARGENS DOS RIOS, HÁ EXCEÇÃO QUANTO À QUALIDADE DO SOLO, POIS NA ÉPOCA DE CHEIAS, ACUMULAM MATERIAIS ORGÂNICOS FÉRTEIS.
A ÁFRICA, AINDA POSSUI VÁRIOS DESERTOS, SENDO O SAARA O MAIS IMPORTANTE. NELES, A VARIAÇÃO DA TEMPERATURA É BEM GRANDE. DURANTE O DIA, A TEMPERATURA PODE CHEGAR A 50ºC E A 0ºC À NOITE. ESSE CONTRASTE É EXPLICADO PELO GRANDE AQUECIMENTO DA AREIA QUE NÃO ARMAZENA CALOR POR MUITO TEMPO. QUANDO ANOITECE, A AREIA PERDE O CALOR RESULTANDO NUMA GRANDE QUEDA DE TEMPERATURA.
É RICO EM MINERAIS, SEU SUBSOLO CONTÉM 8% DAS RESERVAS MUNDIAIS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL E 25% DO TOTAL DE URÂNIO MUNDIAL. HÁ GRANDE QUANTIDADE DE FERRO, FOSFATO, OURO, DIAMANTE E CARVÃO QUE FAZEM DO CONTINENTE UM GRANDE ALVO DA COBIÇA DAS POTÊNCIAS IMPERIALISTAS E DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS.
TAIS RIQUEZAS NÃO SE REVERTEM AOS AFRICANOS QUE DEPENDEM DA AGRICULTURA MESMO COM SUAS TERRAS INFÉRTEIS. O CAFÉ, O CACAU, O ALGODÃO E O AMENDOIM SÃO OS PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS E A MANDIOCA, O SORGO, A BATATA E O ARROZ SÃO OS PRINCIPAIS PRODUTOS CULTIVADOS PARA CONSUMO INTERNO.
A ECONOMIA DA ÁFRICA CONSISTE NO COMÉRCIO, NA INDÚSTRIA, E NOS RECURSOS MINERAIS DA ÁFRICA. É O CONTINENTE MAIS POBRE DO MUNDO. EMBORA ALGUMAS PARTES DO CONTINENTE TENHAM CONSEGUIDO GANHOS SIGNIFICATIVOS NOS ÚLTIMOS ANOS, MUITAS NAÇÕES AFRICANAS FORAM CLASSIFICADAS COMO TENDO O MAIS BAIXO NÍVEL DE VIDA ENTRE AS NAÇÕES DO MUNDO. ISTO É EM PARTE DEVIDO A SUA HISTÓRIA TURBULENTA. DESDE O SÉCULO XX, COM A DESCOLONIZAÇÃO, A CORRUPÇÃO E O DESCASO DAS AUTORIDADES CONTRIBUÍRAM PARA EMPOBRECER A ECONOMIA DA ÁFRICA.
PORÉM, ALGUMAS NAÇÕES ALCANÇARAM RELATIVA ESTABILIDADE POLÍTICA, COMO É O CASO DA ÁFRICA DO SUL, QUE POSSUI SOZINHA 1/5 DO PIB DE TODA A ÁFRICA. O PRINCIPAL BLOCO ECONÔMICO É O SADC, FORMADO POR 14 PAÍSES. O ATRASO ECONÔMICO E A AUSÊNCIA DE UMA SOCIEDADE DE CONSUMO EM LARGA ESCALA, COLOCAM O MERCADO AFRICANO EM SEGUNDO PLANO NO MUNDO GLOBALIZADO. O PIB TOTAL DA ÁFRICA É DE APENAS 1% DO PIB MUNDIAL E O CONTINENTE PARTICIPA DE APENAS 2% DAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS QUE ACONTECEM NO MUNDO. CERCA DE 260 DOS 783 MILHÕES DE HABITANTES DA ÁFRICA VIVEM COM MENOS DE 1 DÓLAR AO DIA, ABAIXO DO NÍVEL DA POBREZA DEFINIDO PELO BANCO MUNDIAL.
AO CONTRÁRIO DAS ECONOMIAS DA CHINA E DA ÍNDIA QUE CRESCERAM RAPIDAMENTE, TAMBÉM A AMÉRICA LATINA EXPERIMENTOU UM CRESCIMENTO MODERADO, A ÁFRICA ESTAGNOU-SE E REGRESSOU NOS TERMOS DE COMÉRCIO EXTERNO, DE INVESTIMENTO, DE RENDA PER CAPITA, E DAS OUTRAS MEDIDAS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO. A POBREZA TEVE OS EFEITOS DIFUNDIDOS, INCLUINDO BAIXAS NA ESPERANÇA DE VIDA, VIOLÊNCIA, E INSTABILIDADE. AO REDOR DAS DÉCADAS, HOUVE MUITAS TENTATIVAS MAL SUCEDIDAS DE MELHORAR AS ECONOMIAS DE PAÍSES AFRICANOS INDIVIDUALMENTE. ENTRETANTO, DADOS RECENTES SUGEREM QUE ALGUMAS PARTES DO CONTINENTE ESTÃO CRESCENDO RAPIDAMENTE. O BANCO MUNDIAL RELATA QUE A ECONOMIA DE PAÍSES AFRICANOS SUBSAARIANOS CRESCEU NAS TAXAS QUE COMBINAM TAXAS GLOBAIS. AS ECONOMIAS DAS NAÇÕES AFRICANAS EM CRESCIMENTO RÁPIDO ESTÃO ATÉ ACIMA DAS TAXAS MÉDIAS GLOBAIS. AS NAÇÕES SUPERIORES EM 2007 INCLUEM MAURITÂNIA COM CRESCIMENTO EM 19.8%, ANGOLA COM 17.6%, SUDÃO COM 9.6%, MOÇAMBIQUE COM 7.9% E MALAWI COM 7.8%.

NENHUMA NAÇÃO AFRICANA UNIU-SE À ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE), MAS O CONTINENTE INTEIRO NÃO É TOTALMENTE POBRE E HÁ VARIAÇÕES CONSIDERÁVEIS EM SUA RIQUEZA. A ÁFRICA DO NORTE ÁRABE FOI LIGADA POR MUITO TEMPO PRÓXIMA ÀS ECONOMIAS DA EUROPA E DO ORIENTE MÉDIO. A ÁFRICA DO SUL FOI POR MUITO O PAÍS MAIS RICO DO CONTINENTE. A ÁFRICA DO SUL É UM PROVÁVEL MEMBRO FUTURO DO OCDE.

AS EXTREMIDADES TEMPERADAS DO NORTE E DO SUL DO CONTINENTE SÃO MAIS RICAS DO QUE A ÁFRICA SUBSAARIANA TROPICAL. DENTRO DOS TRÓPICOS, A ÁFRICA DO OESTE, COM SUA HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL LONGA DE COMÉRCIO E DO DESENVOLVIMENTO, TENDEU A SER MAIS RICA E MAIS ESTÁVEL DO QUE EM OUTRA PARTE. AS ILHAS TAIS COMO OS SEYCHELLES, RÉUNION, MAURÍCIO, E CABO VERDE PERMANECERAM MAIS RICAS DO QUE AS NAÇÕES CONTINENTAIS. OS PAÍSES MAIS POBRES SÃO AQUELES QUE ESTÃO TOTALMENTE OU LEVANTANDO-SE POSSIBILIDADE DE GUERRAS CIVIS. ESTES INCLUEM O CONGO, SERRA LEOA, BURUNDI, E SOMÁLIA. RECENTEMENTE A REGIÃO CONSIDERADA MAIS POBRE É O CHIFRE DE ÁFRICA, EMBORA FOSSE HISTORICAMENTE UMA DAS REGIÕES MAIS RICAS DA ÁFRICA SUBSAARIANA. A ETIÓPIA TEVE EM PARTICULAR UMA HISTÓRIA LONGA E BEM SUCEDIDA. A POBREZA ATUAL DA REGIÃO, E AS FOMES E AS GUERRAS JUNTAS, SÃO UM PROBLEMA DE DÉCADAS. HÁ UMA VARIAÇÃO INTERNA CONSIDERÁVEL DENTRO DOS PAÍSES. AS ÁREAS URBANAS, ESPECIALMENTE AS CAPITAIS, SÃO GERALMENTE MAIS RICAS DO QUE ZONAS RURAIS. A DESIGUALDADE É EXISTENTE NA MAIORIA DOS PAÍSES AFRICANOS; UMA CLASSE ALTA TEM UMA RENDA MUITO MAIS ELEVADA DO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário