terça-feira, 23 de agosto de 2011

7ª SÉRIE 
RESPOSTAS - REVISÃO

Metrópole: é formada por um conjunto de municípios ligados a um município principal. Os municípios de uma metrópole são bastante integrados, apresentando um conjunto diversificado de relações ligadas à moradia; ao comércio; às trocas de informações; aos locais de trabalho, de estudo, de atendimento médico-hospitalar etc.

Megalópole: corresponde à união e as interações de duas ou mais metrópoles.

Cidades Globais: o que as torna globais é a forte concentração de sedes de grupos empresariais e instituições financeiras transnacionais que atuam em muitos países. Nesses centros são tomadas decisões que interferem e afetam a vida e a organização das atividades econômicas de milhões de pessoas, num mesmo país ou em diferentes países. As cidades globais incorporam um conjunto de inovações tecnológicas das telecomunicações e da informática. Para que elas se relacionem e se integrem espacialmente é fundamental que as informações sobre os mercados de capitais e empresariais possam ser enviadas simultaneamente para várias localidades do mundo, dependendo assim, de um sistema interligado de comunicações e informações.

Megacidade: em termos populacionais, correspondem às aglomerações urbanas que ultrapassam a marca de 10 milhões de habitantes. As áreas de influência dessas megacidades se estendem por diferentes espaços, interferindo sobre eles, articulando-os, integrando-os, formando redes que se reproduzem nas escalas geográficas nacionais, internacionais, regionais e locais. As megacidades também podem promover exclusões, formando espaços pouco articulados com o processo mais geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário