domingo, 16 de outubro de 2011

REGIÃO SUDESTE - RESPOSTAS

1. Sudeste.

2. Sim. A expansão da economia cafeeira e das atividades industriais provocou nas regiões Sul e Sudeste uma urbanização que fortaleceu o mercado interno. No século XX, essas regiões apresentaram um processo de formação e crescimento urbano mais descentralizado, constituindo uma importante rede de cidades.

3. As significativas mudanças ocorridas na política e no sistema socioeconômico brasileiro, com o aumento do trabalho livre e assalariado a partir do fim do século XIX levou a novas formas de ocupação do território. A posição privilegiada do Rio de Janeiro esteve ligada ao fato de ser capital da colônia a partir de 1763, na fase da mineração, e ter sido sede da Coroa portuguesa a partir de 1808, mantendo-se na condição de capital do governo imperial após a independência em relação a Portugal. Com a expansão da economia do café no sul de Minas Gerais, Espírito Santo e em São Paulo, inúmeras ferrovias foram construídas, desenvolvendo um sistema de transportes, que ligava o porto do Rio de Janeiro a essa extensa área de influência. Nessa fase, a cidade do Rio de Janeiro passou por um novo crescimento.
A partir de 1889, com a República, os estados passaram a ter maior autonomia na organização de sua produção econômica, o que contribuiu para que São Paulo competisse com o Rio de Janeiro e organizasse o escoamento da produção cafeeira do interior do Estado para o porto de Santos. Mesmo assim, a cidade de Rio de Janeiro continuou sendo a maior cidade brasileira até 1960, quando foi superada por São Paulo.

4. O eixo econômico Rio de Janeiro – São Paulo corresponde à área mais urbanizada e com maior concentração de indústrias no Brasil. As relações intensas entre as duas grandes metrópoles, levou a uma grande concentração de atividades econômicas diversificadas e de vias de comunicação e de transportes numa pequena área do território brasileiro, assim como o crescimento de várias cidades ao longo desse eixo. Apesar de as duas metrópoles não estarem fisicamente unidas, suas atividades econômicas e deslocamentos populacionais revelam um alto grau de integração caracterizando a chamada megalópole, ou seja, a união de duas metrópoles.

5. O café.

6. I Guerra Mundial, Crise de 1929 e a II Guerra Mundial.

7. “Aglomeração Paulistana” foi o termo que, a partir de 1957, as autoridades adotaram para descrever a Metrópole e as relações que se estabeleciam entre seus diferentes municípios. Entretanto, a Metrópole só foi institucionalizada oficialmente em 1967. Alguns acontecimentos foram essenciais no processo de metropolização como: incremento de população através dos movimentos migratórios; crescimento natural de sua população; desenvolvimento de suas atividades econômicas; a ampliação do território metropolitano e, principalmente, a ampliação das relações de trocas entre um grande número de municípios.

8. As indústrias de bens de produção ou indústrias de base, de consumo duráveis e não duráveis foram instaladas onde a economia se apresentava mais desenvolvida em relação à disponibilidade de mão-de-obra, aos recursos financeiros, à rede e à infra-estrutura de transportes, à produção e distribuição de energia elétrica. O surgimento de indústrias de base nos anos 1940 criou condições para a instalação das indústrias de máquinas, ferramentas, automóveis, eletrodomésticos, trens, caminhões etc.

9. A principal indústria de base foi a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), produtora de chapas, vigas e barras de aço, localizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Essa área foi escolhida porque ficava entre os principais centros consumidores, São Paulo e Rio de Janeiro, e porque fica próxima a zona de extração de minérios de ferro e manganês do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Além disso, fica próxima a hidroelétrica em Além-Paraíba, facilidade de entrada do carvão mineral de Santa Catarina através do porto do Rio de Janeiro, bem como a ligação ferroviária com São Paulo e Rio de Janeiro.

10. Por que nas outras regiões do Brasil, os governos estão investindo em redes de infraestrutura, criando políticas de incentivo fiscal, os salários são menores, tem mão-de-obra e mercado consumidor disponíveis.

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