quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RIOS - 5ª SÉRIE

Relevo de um Rio

O relevo de uma região, o clima e a força da gravidade são as principais condicionantes do trajeto dos cursos de água.
A água de precipitação, que cai na bacia hidrográfica, é recolhida pela rede hidrográfica, que a transporta de uns rios para outros até chegar ao rio principal, que a conduzirá ao mar.
Há rios que transportam água todo o ano e possuem um caudal abundante, enquanto outros só têm água depois da época das chuvas, são os chamados rios sazonais.
Os rios modelam a paisagem criando formas de relevo muito diferentes na superfície que atravessam.
No seu percurso, desde a nascente até a foz, o rio desenvolve um trabalho de desgaste dos terrenos por onde passa, de transporte dos materiais arrancados e de acumulação desses materiais em planícies aluviais. Este processo designa-se por erosão fluvial.

Os cursos de água tendem a correr em espaços mais ou menos bem determinados, que se designam por leitos. Os limites laterais do rio designam-se por margens e relacionam-se com o leito aparente. Tendo em consideração as características topográficas e a variação sazonal dos caudais, nos cursos de água das regiões temperadas podem distinguir-se, normalmente, várias seções ou leitos.
Podemos dividir o percurso de um rio da nascente até a foz em três seções que podem ser comparadas com as três fases da vida humana:
-  o curso superior, ou alto curso, equipara-se à juventude;
-  o curso médio equivale à maturidade;
-  o curso inferior, à velhice.
Na fase inicial ou no curso superior, os rios correm geralmente entre montanhas, o declive dos terrenos é muito acentuado e a força das águas é muito significativa. O desgaste na vertical é acentuado e os vales apresentam vertentes abruptas, os vales são em V fechado, nesta fase podem surgir cataratas.
No curso médio, o declive do terreno não é tão acentuado, o desgaste faz-se na horizontal, alargando o leito do rio, formam-se vales mais abertos.
Na fase final, no curso inferior, o rio perde velocidade e dá-se a deposição dos materiais (aluviões) que o rio transportou durante o seu percurso. Formam-se vales em caleira e as planícies aluviais.
Quando o rio atravessa uma planície pode desenvolver curvas chamadas meandros. Estes surgem porque o rio desgasta as margens côncavas e acumula nas margens convexas.

Os deltas formam-se geralmente em locais onde as marés e as correntes marinhas têm pouca força. A escassa força das águas do mar faz com que a corrente vá depositando os aluviões junto à foz, construindo um depósito de sedimentos de forma triangular. 
Os estuários formam-se em locais onde a força das marés e das correntes marítimas é intensa. A água arrasta os aluviões até zonas muito afastadas da foz e deposita-os no fundo do oceano.
Como o estuário comunica abertamente com o mar ou com o oceano, produz-se nessas zonas uma mistura de águas e de sedimentos tornando-as ricas biologicamente.
É na parte terminal que se desenvolvem, em rios mais evoluídos, extensas planícies formadas pela acumulação de sedimentos depositados nesses rios ao longo da sua existência. Essas superfícies designam-se por planícies de inundação, porque se formam precisamente pela inundação das áreas correspondentes, devido ao transbordo das águas fluviais e consequente deposição de sedimentos.
As planícies de inundação definem um leito maior, de cheia, em contraste com um leito menor, normal, delimitado pelas margens habituais. Define-se, na estação seca, um leito de estiagem, quando a falta de água faz emergir os sedimentos do leito menor.
Riscos geológicos: As cheias
As cheias são fenômenos extremos devido à dinâmica fluvial. Diz-se que há uma cheia sempre que um rio transborda em relação ao seu leito normal. Esse transbordo origina, por sua vez, a inundação dos terrenos nas margens do rio. Todas as cheias provocam inundações, mas nem todas as inundações são causadas por cheias (tsunami).
Conforme a morfologia do vale, assim a inundação se manifesta em altura ou em extensão. Se o vale for estreito, o nível das águas pode subir dezenas de metros, por outro lado, se o vale for amplo, pode ser muito grande a extensão das áreas afetadas.
As cheias devem-se, na maior parte dos casos, a causas climáticas, mais precisamente à precipitação elevada, o que pode corresponder a chuvas muito intensas, numa pequena bacia hidrográfica, ou a chuvas contínuas e prolongadas (semanas a meses), ainda que pouco intensas, afetando várias áreas.
Assim originam cheias rápidas, mais perigosas, porque sendo repentinas, apanham as populações de surpresa, e as cheias progressivas, que se devem ao aumento progressivo do caudal dos rios. As cheias também podem ter outras causas naturais, de origem climática, origem marinha ou devido a obstáculos.
Nas zonas urbanas, o desenvolvimento natural do ciclo hidrológico é substancialmente alterado pela impermeabilização geral dos solos decorrente da construção de estradas e habitações, o que contribui fortemente para o aumento de volume das águas que vão engrossar os caudais dos rios e outras linhas de água, cujos leitos tantas vezes se encontram estrangulados ou mesmo ocupados por construções.
O homem interfere, sobretudo:
-   Na rede hidrográfica, através de obras de engenharia, das quais se destacam as barragens.
-   Nos solos, impermeabilizando-os, à medida que aumentam as áreas construídas.
-   Na vegetação, dificultando a infiltração da água, sempre que reduz a cobertura vegetal.
A principal razão para o agravamento dos efeitos das cheias é a ocupação humana das áreas inundáveis, que continua a fazer-se de forma imprudente. Em muitos casos desvalorizam o risco de cheia, dado o grande intervalo de tempo que medeia entre duas cheias consecutivas (período de retorno). Por outro lado, as pessoas tendem a ficar nos mesmos locais, chegando a ser compensados por apoios econômicos dos governos, também eles responsáveis por permitirem a construção em áreas de risco.
Apesar dos enormes transtornos que podem causar às populações, as cheias também têm alguns benefícios:
-   Os sedimentos finos que se depositam nas planícies de inundação fertilizam os solos, tornando esses terrenos muito apetecidos para a agricultura.
-   As areias que chegam ao litoral vão alimentar as praias, contribuindo para o equilíbrio entre sedimentação e erosão costeira.
-   Chegam também ao litoral, devido às cheias, grandes quantidades de nutrientes utilizados nas cadeias alimentares marinhas.
-   A quantidade de água que se infiltra nos terrenos das margens dos rios reabastece as reservas hídricas subterrâneas.
Prevenção das cheias
A forma mais eficaz de combater os riscos naturais é evitar, dentro do possível, a ocupação das áreas onde se manifestam como é o caso dos fundos de vale, que são os leitos de cheia. Cabe às autoridades, no âmbito do ordenamento do território e da proteção civil, a elaboração de planos de ocupação do solo e a cartografia de zonas de risco, nomeadamente de zonas de risco de cheia, que salvaguardem a segurança das populações.
Estas zonas devem tornar-se espaços abertos, de áreas verdes, nas faixas próximas dos cursos de água, livres de construções, até ao limite definido pela maior cheia de que há memória. Mesmo nesse limite, a ocupação do solo deve ser pouco densa e as construções aí existentes adaptadas, recorrendo, por exemplo, ao uso de pilares.
Nas últimas décadas é o crescimento urbano que tem sido responsável pela diminuição da infiltração da água, devido à impermeabilização da superfície. As vertentes têm sido desflorestadas, o que também favorece o escoamento superficial das águas e o consequente transporte de sedimentos para os cursos de água. Assim, aumenta a quantidade de água que escorre para os rios e outros cursos de água e o consequente assoreamento dos leitos, o que provoca o extravasamento das águas dos leitos normais.

Interferência do Homem no curso dos rios
O homem tem tentado evitar a inundação de áreas especialmente críticas das bacias hidrográficas, através de obras de engenharia, entre as quais se destacam:
- As barragens;
- Os diques de proteção;
- Os canais de derivação.

O homem modifica o curso do rio ao construir barragens.
Estas são importantes para o abastecimento doméstico e também para a produção de energia. As barragens são um importante meio de prevenção contra as cheias, porque regularizam o caudal dos rios ao longo do seu percurso.
O impacto ambiental das barragens é grande, alteram os ecossistemas, levando ao desaparecimento da fauna e da flora e as povoações que se localizam junto às margens ficam submersas, obrigando à deslocação da sua população.
Os diques são barreiras dispostas ao longo do leito de cheia, tanto longitudinal como transversalmente ao rio. Procuram limitar o avanço das águas quando se dá o transbordo do leito normal.
Os canais de derivação são ramificações do rio construídas nas planícies de inundação, com o objetivo de aumentar a quantidade de água escoada, fazendo-a circular de forma controlada fora do leito normal.
A limpeza dos leitos é uma medida preventiva contra as cheias, o comportamento civilizado das pessoas, que não podem utilizar os cursos de água como depósitos de lixo, e pela ação das autoridades, que tudo devem fazer para assegurar a remoção de obstáculos à livre circulação da água.

Vantagens associadas às barragens:
Armazenam água para abastecimento público.
Permitem irrigar vastas regiões totalmente áridas.
Geram energia hidroelétrica.
Transformam rios em importantes vias de comunicação.

Desvantagens associadas às barragens:
Acarretam custos elevados.
As terras situadas a jusante perdem a capacidade de irrigação.
A erosão a jusante aumenta.
As praias deixam de ser alimentadas por sedimentos.
Reduzem a quantidade de nutrientes chegados ao mar, prejudicando as comunidades de piscicultores.
Verifica-se a deterioração da água a jusante.
As barragens acabam por reter, além da água, os sedimentos que esta transporta. Como consequência faltam sedimentos a jusante, nomeadamente no litoral, em compensação, acumulam-se em excesso a montante, o que interfere na vida útil de uma barragem, que pode ser projetada para 100 anos e durar menos de 20.
A interrupção do trânsito sedimentar que se deve quer às barragens, quer à exploração de areias nos leitos e nas margens dos rios, pode prejudicar, entre outros aspectos, a estabilidade de obras de engenharia, como pontes, a jusante das barragens.

Hidrelétrica de Itaipu - 5 de Novembro de 1982

Dia em que foi inaugurada a usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo.
Itaipu gera um quarto da eletricidade consumida no Brasil.
Com a quantidade de cimento que foi usada na construção de Itaipu daria para construir 200 estádios do tamanho do Maracanã.
Com a quantidade de aço daria para construir 350 torres como a Torre Eiffel de Paris.
A barragem de Itaipu tem a mesma altura que um prédio de 63 andares e a extensão de mais de um quilômetro.
Tudo bem que Itaipu é um colosso da engenharia, mas é preciso lembrar que a implantação da usina acabou com uma das mais belas imagens do mundo, as Sete Quedas.
Sete Quedas era a maior cachoeira do mundo em volume de água e desapareceu depois que a construção de Itaipu represou o Rio Paraná, fazendo subir o nível do rio em 120 metros.
O lago formado pela água represada por Itaipu é o segundo maior lago artificial do mundo. 



Rio Paraguai
Nasce na Chapada dos Parecis, no estado de Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul. Suas duas margens são brasileiras. Faz fronteira do Brasil com a Bolívia só num trecho ao sul da Bolívia.
Percorre um trajeto de cerca de 2.621 km até sua foz, no rio Paraná. Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 Km. A navegabilidade do rio em terras do Brasil dá-se satisfatoriamente a partir de Cáceres (passando por Corumbá) até a foz do rio Apa.
Hoje, os maiores impactos ambientais estão na área de planalto dos afluentes do Paraguai, onde estão localizadas as monoculturas de soja, milho, arroz e cana-de-açúcar e a pecuária extensiva, que, em geral, com base no mau uso do solo, promovem desmatamentos, erosões, uso indiscriminado de fertilizantes e pesticidas que alteram a qualidade das águas e afetam a saúde ambiental desses rios.
Por outro lado, as instalações industriais como as da chamada agroindústria (frigoríficos e usinas de álcool), além de usinas siderúrgicas, como a de Aquidauana, contaminam os rios com matéria orgânica e efluentes tóxicos, como metais pesados e outros compostos. No rio Paraguai, propriamente dito, as atividades que causam problemas ambientais são a mineração de diamante, mau uso do solo na atividade agropecuária na região de suas nascentes, as dragagens e a navegação irregulares.

Rio Nilo
O Rio Nilo é um dos maiores do mundo.  Sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3.349.000 km² abrangendo nove países africanos: Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito.  Tradicionalmente, consideram sua nascente no Lago Vitória.
Atualmente, o rio assume uma grande importância, principalmente no Egito. É usado como via de transporte, sistemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assuã.
A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6.627,15 km.  Muitos geógrafos deixaram de considerá-lo como o maior rio do mundo, perdendo o posto para o rio Amazonas, com cerca de 6.992,06 km de extensão.
Segundo Heródoto (historiador grego), "O Egito é uma dádiva do Nilo", sem o Nilo e a cheia, o Egito seria apenas a parte oriental do Saara.
O Nilo possui várias cataratas, mas na Antiguidade distinguiam-se seis cataratas clássicas que estavam situadas entre Assuã e Cartum (Sudão).
A primeira catarata situa-se em Assuã, constituindo hoje em dia a única catarata do Nilo em território egípcio. Esta catarata era na Antiguidade a fronteira sul do Antigo Egito, pois a partir dali começava a Núbia.
A segunda catarata, perto de Uadi Halfa, encontra-se hoje submersa. O faraó Senuseret III ordenou a construção nas suas redondezas das fortalezas de Semna e Kumma.
Delta do Nilo é uma região plana com forma triangular, apresentando 160 km de comprimento e 250 km de largura. No Delta o Nilo bifurca-se em dois canais que levam as suas águas para o Mediterrâneo: a oeste, o canal de Roseta, e, a leste, o de Damieta.

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