quarta-feira, 1 de agosto de 2012

7ª SÉRIE - EXERCÍCIOS

1) COM BASE NA INTERPRETAÇÃO DAS DUAS PIRAMIDES ETÁRIAS DO BRASIL, COLOCA V SE FOR VERDADEIRO E F SE FOR FALSO:

1) (    ) A pirâmide II, ao apresentar um percentual maior na faixa dos 70 anos, sugere que o Brasil seja um país de população idosa, havendo assim, uma necessidade maior de investimentos que beneficiem essa faixa etária.
 2) (   ) A pirâmide I revela a realidade populacional brasileira de 1980, que se expressa por meio de baixas taxas de natalidade, associadas ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros.
 3) (   ) A pirâmide I, ao apresentar uma base larga e o topo estreito, representa um perfil típico dos países menos desenvolvidos.
 4) (   ) A pirâmide II mostra o predomínio da população na faixa etária dos adultos, ou seja, de 20 a 59 anos, retratando um “país maduro”.
 5) (   ) A pirâmide I com a base mais estreita demonstra uma diminuição da taxa de natalidade, em função do maior ingresso das mulheres no mercado de trabalho, dentre outros fatores.

2) OBSERVA AS PIRÂMIDES DE IDADES DE 1950 A 2010 E COMPLETA COM A PALAVRA CORRETA QUE ESTÁ DENTRO DO PARÊNTESE AO LADO DO ESPAÇO EM BRANCO: 


 1) As pirâmides de idades de 1950 a 1970 têm a base_______________ (larga/estreita) que mostra um ___________________ (grande/pequeno) número de crianças e jovens, em consequência das ____________________ (altas/ baixas) taxas de natalidade. O topo das pirâmides é ___________________(largo/estreito), o que mostra um _____________________ (grande/pequeno) número de idosos, como resultado também da ___________________ (alta/baixa) expectativa de vida da população.


2) Em 1997, a base da pirâmide está mais ________________ (larga/estreita) o que mostra ____________________ (a diminuição/o aumento) do número de crianças e jovens da população total, como resultado das __________________ (altas/baixas) taxas de natalidade. O topo da pirâmide ______________________ (alarga-se/estreita-se), em consequência da diminuição do número de idosos devido à melhoria da qualidade de vida.


3) Em 2010, a base da pirâmide se torna mais ______________ (larga/estreita) o que reflete a __________________ (maior/menor) taxa de natalidade. O topo _________________ (alarga-se/estreita-se) mais, indicando um ________________ (maior/menor) número de idosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário