sábado, 11 de agosto de 2012

                   REGIÃO NORDESTE
O seu relevo é marcado por depressões, planaltos, chapadas e ainda, planícies costeiras em todo o litoral. Na hidrografia, predominam rios intermitentes ou temporários, que secam nos períodos de estiagem. Entre os rios perenes ou permanentes, que nunca secam, estão o São Francisco, Parnaíba e Jaguaribe. Próximo ao litoral o clima é tropical, na área do sertão, o clima é semiárido. A vegetação é bastante diversificada, com formações manguezais e de floresta tropical no litoral. Mata dos Cocais, trechos da Floresta Amazônica e de Cerrado na área de transição entre a região Norte e a Nordeste. Mas, a vegetação predominante em toda a região é a Caatinga.
Por apresentar paisagens naturais diversificadas, a região é dividida em sub-regiões: a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio-Norte.
1) Meio-Norte: abrange o estado do Maranhão e a maior parte do Piauí. É uma área de transição entre a região Norte e o Sertão. A vegetação típica é a mata dos cocais que favoreceu o desenvolvimento das atividades de extrativismo vegetal (palmeira do babaçu – palmito e óleos usados pela indústria de cosméticos e de equipamentos de precisão; carnaúba - óleos e ceras para a fabricação de velas e lubrificantes.). A economia tem se baseado na criação de gado, na cultura de algodão, arroz e no extrativismo vegetal. Atualmente ocorre uma modernização agrícola, principalmente na cultura de soja, destinada à exportação e introduzida nas últimas décadas.
2) Sertão: é a maior sub-região do Nordeste. Possui clima tropical semiárido, onde são comuns secas prolongadas que chegam a durar anos. A vegetação predominante é a caatinga. Os rios são, no geral, intermitentes, com exceção dos rios São Francisco e Jaguaribe. Dentre as atividades econômicas, destacamos a pecuária extensiva e agricultura comercial do algodão, soja, milho, feijão, arroz, mandioca e frutas. Em muitas áreas prevalece a agricultura de subsistência.
3) Agreste: está localizada entre duas sub-regiões, uma seca e outra úmida. É considerada uma zona de transição entre o Sertão e a Zona da Mata. Enquanto na Zona da Mata prevalecem os latifúndios monocultores, no Agreste predominam os minifúndios policultores, pecuária leiteira e forte atividade comercial.
4) Zona da Mata: a vegetação nativa era a mata Atlântica. Localizada no litoral, onde há maior umidade e ocorrência de chuvas. As atividades de destaque é o cultivo da cana-de-açúcar, cacau, exploração de petróleo e ocorrência da maior concentração industrial do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário