segunda-feira, 17 de março de 2014

7º ANO - ALDEIA GLOBAL


ALDEIA GLOBAL
Aldeia Global – os meios de comunicação e de transporte estão mais rápidos diminuindo as distâncias na tentativa de impor um mesmo padrão de consumo mundial.

Dessa forma, imagina-se que existam menos diferenças entre os habitantes da Terra. Como cada país tem sua cultura, hábitos e tradições, não é isso o que está acontecendo, até porque nem toda sociedade tem acesso a todo o desenvolvimento tecnológico que existe atualmente. As pessoas adaptaram parte da cultura global a sua local.
A indústria fonográfica, por exemplo, tenta transformar o mundo numa aldeia global, mas não consegue fazer isso em todos os lugares devido às diferenças econômicas e culturais.
No mundo globalizado algumas empresas controlam grande parte da produção e do consumo de mercadorias – são chamadas de multinacionais.
Os países ricos têm um poder de consumo maior que os menos desenvolvidos.
Existem grandes desigualdades sociais entre as sociedades.
A partir do século XX algumas empresas começaram a ampliar seu domínio territorial na busca por mais lucro – se estabelecem em vários países: estimulam a criação de rede de infra-estrutura, mas exploram os trabalhadores e recursos naturais.
Até o século XX, os países mais pobres importavam produtos industrializados e exportavam matéria-prima. Atualmente, alguns produtos industrializados são feitos no próprio país através de indústrias multinacionais.
No mundo globalizado as economias estão interligadas. Através dos veículos de comunicação e transporte cada vez mais velozes a produção e o consumo se tornaram muito rápidos. As semelhanças dos modos de viver se espalharam pelo mundo, porém, as diferenças ainda existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário