quinta-feira, 13 de março de 2014

8ª Série

8ª SÉRIE
- A ideia de ciclo está associada à noção de regularidade dos fenômenos e dos processos na natureza. pode-se citar as manchas solares: afeta as condições do tempo atmosférico em escala global e os ciclos astronômicos: rotação, translação, inclinação do eixo terrestre.
- Ilhas de Calor – urbanização
- O processo de industrialização e urbanização tem contribuído para inúmeros problemas de saúde como alergias, doenças respiratórias, entre outros.
- As correntes oceânicas interferem nos climas porque as temperaturas das águas oceânicas são responsáveis pela estabilidade ou instabilidade da atmosfera, pela variação no volume de evaporação que forma chuva. As correntes marítimas ou circulação oceânica transfere grandes volumes de água com temperaturas específicas para lugares bem distantes de onde se formaram. As frias vão em direção aos trópicos e vice-versa ocorrendo o equilíbrio térmico do planeta.
- A atividade antrópica está potencializando os desastres associados a fenômenos climáticos.
- Os índices mais elevados de pluviosidade e temperatura do planeta ocorrem próximo ao Equador - formato da Terra e inclinação em torno do seu eixo de rotação.
- A cobertura vegetal é essencial tanto para regular as temperaturas quanto para garantir a distribuição das chuvas e a sustentabilidade da própria vegetação. As atividades econômicas ao longo da história do Brasil, contribuíram para a destruição das nossas florestas como a Amazônica, a Mata Atlântica e a Mata das Araucárias. Elas protegem os solos e regulam os climas, além de protegerem nascentes.
- Sobre a litosfera, hidrosfera e biosfera, encontram-se todos os ecossistemas da Terra, condicionados a fontes internas e externas.
- O homem ainda não consegue controlar os efeitos da natureza sobre o espaço geográfico.
- O efeito de coriolis descreve o desvio causado pela rotação da Terra nos movimentos de ar na atmosfera. No hemisfério Norte se dá para a direita e no Sul para a esquerda.
- O padrão de circulação oceânica e atmosférica, dentre vários fatores, é muito mais complicado devido à rotação da Terra em torno de si, à inclinação do seu eixo de rotação e por existir mais terra emersa no hemisfério Norte que no hemisfério Sul.
- Como a circulação atmosférica é muito dinâmica, ações e interferências impactantes podem alterar de forma brusca o deslocamento das massas de ar que em alguns casos, podem até mesmo interligar a ação de um ciclone, transformando-o num furacão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário